quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CADA INSTITUIÇÃO DEVE ASSUMIR A SUA RESPONSABILIDADE

BLOG DO MARCO AURÉLIO D'EÇA
http://www.marcoaureliodeca.com.br/
ter, 14/01/14 por Marco D'Eça às 21:00h

“Cada instituição deve assumir a sua responsabilidade”, defende Roberto Costa.


Durante a visita da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado e comitiva de Senadores em São Luís, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) comentou sobre a participação de todas as instituições neste momento de crise do sistema penitenciário.

- Acho válida a presença e o envolvimento de todas as instituições neste momento de crise. É importante esse diálogo entre a sociedade civil e Comissão de Senadores para que possamos buscar uma saída que dê tranquilidade ao povo do Maranhão.

A solução imediata, segundo ele, vem da vontade de cada órgão cumprir seu papel.

- Sabemos que a problemática não está diretamente associada a um setor, existe a responsabilidade de cada instituição envolvida, como a Defensoria Pública, o Ministério Público. A Associação dos Magistrados não pode fugir à sua responsabilidade, o problema de presos provisórios é da justiça do Maranhão, e se ela não conseguir gerenciar essas demandas, o agravante da superlotação permanece, porque existe muita gente presa por ausência da Justiça – defendeu o parlamentar.

Serve também de conselho àqueles que apenas criticam sem, contudo, apresentar soluções táteis para o problema…


É claro que os bandidos não querem a PM em Pedrinhas; estranho é a OAB concordar com eles…

qua, 15/01/14 por Marco D'Eça às 09:00h



PM em Pedrinhas: a vida lá dentro, com eles, é mais difícil

Os marginais abrigados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas têm toda razão de não querer a Polícia Militar fazendo a segurança do local.

Desde que a PM entrou, as coisas pioraram para eles. E pior para eles, significa melhor para a sociedade.

As facções não tiveram sequer como se matar, como faziam diante da complacência de agentes penitenciários desinteressados e da ineficácia de monitores terceirizados e despreparados.

Desde que a PM entrou, ficou mais difícil passar com drogas, chips, celulares e até com armas em Pedrinhas.

Sem a PM no presídio, tinham presos que dispunham de aparelho de TV de última geração; outros, mantinham verdadeiros comércios montados em suas celas.

Desde que a PM chegou em Pedrinhas, três pessoas já foram detidas tentando entrar com objetos escondidos. O último foi um suposto pastor evangélico, que disse não saber como uma serra foi se instalar na sola do seu sapato.

Por isso é que bandidos fazem greve de fome para tentar tirar a PM do presídio.

A vida deles – assassinos cruéis, ousados ladrões e traficantes impiedosos - era um mar de rosas sem os militares.

Mas é estranho que membros das entidades de direitos humanos e até da Ordem dos Advogados do Brasil acabem por apoiar a pressão da marginalidade contra os policiais.

Estranho pelo que deveria ser e não pelo que se conhece destas entidades no estado.

Estariam estes militantes preocupados com a falta de cenário propício para a geração de notícias negativas contra o Maranhão em rede nacional, o que ajudaria seus interesses meramente políticos?

Esta é a questão que deve ser respondida…


Editoria de Impeachment (ou o tiro saiu pela culatra)

qua, 15/01/14 por Marco D'Eça às 16:30h

Por Roberth Lobato

Quando a gente pensa que já viu de tudo no Maranhão eis que surge um tal “Coletivo de Advogados em Direitos Humanos” (Cadhu), para protagonizar uma das maiores idiotices da história política recente do Maranhão.

Não, o Blog do Robert Lobato não se refere ao pedido de impeachmentde per si, já que pedidos de afastamento de governantes/gestores é um direito que a cidadania pode exercer sempre que achar que há motivos para tal.

O que há dantesco nesse pedido de impeachment da governadora Roseana Sarney é que, ainda que houvesse todas as razões do mundo para arrancar a mandatária do poder executivo maranhense do cargo, a cidadania nativa não precisaria “importar” de maneira vergonhosa uma peça jurídica bisonha para fundamentar o pedido de seu afastamento.

E de despertar aquela famosa “vergonha alheia” o fato de nenhum dos ilustres constitucionalistas maranhenses, alguns até ativos militantes do campo das oposições, ter a devida coragem para assinar o pedido de impeachment da governadora.

E na ausência, seja lá por quais razões, de um constitucionalista maranhense macho para cumprir a missão, coube partir para a criação dois atos completamente idiotas: (1º) constituir o tal ”Coletivo de Advogados em Direitos Humanos”; e (2º) criar a “Editoria de Impeachment” nos dois dos principais jornalões do país, a Folha de São Paulo e o Estadão.

Força tarefa

qua, 15/01/14 por Marco D'Eça às 15:00h



Com a crise do sistema penitenciário e a forte repercussão, além das críticas, algumas medidas estão sendo tomadas para a resolução imediata do problema.

É uma espécie de força tarefa que, com ressaltou anteriormente o deputado estadual Roberto Costa, deve partir de todos os atores sociais que devem cumprir seu papel para com a situação.

Além da construção de novos presídios pelo Governo do Estado, mutirões carcerários serão realizados afim de reduzir a superpopulação do presídio de Pedrinhas e para que, além de novas barbáries sejam evitadas, fiquem apenas aqueles que de fato são extremamente perigosos.

Algo que de fato são ações que mostram empenho em solucionar a crise. O resto é apenas blá blá dos que preferem reclamar.

Nenhum comentário: