segunda-feira, 16 de abril de 2012

REBELIÃO COM 128 REFÉNS EM ARACAJÚ

Rebelião em presídio na Zona Sul de Aracaju já dura mais de 18h - ATALAIA AGORA, 16/04/2012


A madrugada desta segunda-feira (16) foi tensa no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, no Bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju. Os detentos estão irredutíveis quando o assunto é negociação. Eles fazem várias exigências, entre elas a presença de um advogado, que já foi atendida.

Os presos solicitam melhores condições de vida, melhor tratamento às famílias deles em dias de visitas, mudança na alimentação e que os espancamentos acabem dentro do complexo penitenciário.

Quem está no comando das negociações é o capitão Marco Carvalho, do Núcleo de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar. A rebelião já dura mais de 18h e prossegue sem avanços. Os rebelados ocupam as coberturas dos pavilhões e se comunicam com a polícia através de rádios, cedidos pelos próprios policiais.

Segundo a base de negociação, é impossível atender as doze reivindicações exigidas pelos detentos. Por isso, durante a madrugada o capitão Marcos Carvalho interrompeu as negociações que foram retomadas no início desta manhã.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe confirmou a presença de 128 visitantes, entre mulheres, crianças e pessoas idosas. Todos os 476 presos estão rebelados, o que deixa a situação ainda mais crítica. A mãe e uma irmã de um dos detentos foram libertas, mas os três agentes prisionais continuam reféns.

Toda a área próxima ao presídio está cercada pela polícia. O capitão Marcos Carvalho disse à imprensa que os familiares dos detentos estão dentro do complexo por vontade própria. Ainda de acordo com o negociador, os presos estão brigando entre eles, o que dificulta mais ainda os avanços nas negociações.

Nenhum comentário: