quarta-feira, 29 de maio de 2013

O CAOS QUE NÃO SURPREENDE


ZERO HORA 29 de maio de 2013 | N° 17447 ARTIGOS


Zilá Breitenbach*


Bem ao nosso lado, aqui em Viamão, há um vergonhoso símbolo da falência do sistema penitenciário brasileiro. No instituto penal localizado na cidade, o maior do regime semiaberto gaúcho, detentos foram flagrados fugindo tranquilamente por uma escada. Durante a madrugada, saíam para praticar assaltos e retornavam, ao fim da noite, com produtos roubados, mantimentos e drogas. Um vaivém que, naquelas horas da noite, nem mesmo quem está em liberdade consegue ter.

O episódio absurdo, mostrado recentemente em rede nacional no programa Fantástico, não chega a surpreender quem conhece a precariedade das nossas prisões. Essas casas passam longe de sua função social de readaptar o interno à vida em sociedade. Sem estrutura física e investimentos, são escolas do crime ou meras filiais do tráfico. Tanto é assim, que usam o local como uma espécie de base logística ou ponto de apoio.

Também não é motivo de espanto que esse fato tenha ocorrido justamente no Rio Grande do Sul. Afinal, o Estado abriga outro símbolo do fracasso da política penitenciária: o Presídio Central de Porto Alegre, denunciado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em virtude das condições em que vivem os mais de 4 mil apenados. Superlotação, assistência médica inadequada, falta de higiene e de saneamento são alguns dos problemas crônicos da unidade.

Diante desse quadro, o aumento vertiginoso da criminalidade é uma crônica anunciada. Assassinatos, roubos e assaltos crescem na mesma proporção da impunidade – intensificada por penas brandas, lentidão da Justiça e carências estruturais. E as grades de ferro, que deveriam ficar restritas às celas, hoje estão na frente das residências de cidadãos desprotegidos. Deixam de representar segurança e passam a escancarar o medo ao qual somos submetidos.

Muitas das soluções viáveis à crise do sistema penitenciário são descartadas por implicância ideológica. O governo do Estado, a propósito, parece não ter qualquer intenção de dar sequência às parcerias público-privadas propostas pela gestão anterior. Bons resultados já estão sendo colhidos em Estados como Minas Gerais. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul marca passo – e assiste, de braços cruzados, à situação piorar ainda mais.

*Deputada estadual, líder do PSDB na Assembleia Legislativa e coordenadora da Frente Parlamentar em Apoio às Vítimas da Violência


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Este artigo é um reconhecimento da "mea culpa" da parlamentar já que o fato não a surpreende. Significa que já sabia do problema, mas nada é feito pelo Legislativo, um poder que tem entre suas funções precípuas a de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Ao invés do artigo, a nobre deputada deveria lutar dentro da AL-RS para exigir do Governador, e dos governadores que passaram pelo Piratini, o cumprimento do artigo 137, 138 a 139 da Constituição do RS, o respeito aos direitos humanos dentro das cadeias e as obrigações constantes na LEP e outras normas que regulam a guarda, custódia, reeducação, ressocialização e reinclusão de apenados da justiça. De oratória, artigos e manifestações sem ação estamos todos cheios e indignados.

Nenhum comentário: