segunda-feira, 20 de maio de 2013

ESCADA DA IMPUNIDADE

ZERO HORA 20 de maio de 2013 | N° 17438

SAÍDA LIVRE

Escada ajuda em fuga no Instituto Penal de Viamão



Uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrou ontem o descontrole no Instituto Penal de Viamão (IPV), na região metropolitana da Capital. Imagens feitas por um agente penitenciário do IPV, no ano passado, mostraram 10 detentos que fugiram do Instituto por uma escada de madeira – o objetivo seria cometer furtos.

Mais tarde, eles voltaram para o presídio levando sacolas que teriam drogas e produtos roubados. Muitos deles carregariam armas e, inclusive, uma submetralhadora.

O Instituto foi criado em 2004 e, hoje, é o maior albergue do regime semiaberto do Estado. A média de fuga é de duas por dia, o que significa que 280 prisioneiros conseguiram escapar somente nos primeiros quatro meses de 2013. Eles vigiam a movimentação da polícia, e muitos fogem por um buraco na cerca que separa o presídio e a rua. Esse problema foi apresentado em reportagens de ZH.

No dia 7 de janeiro, ZH mostrou que os presos fugiam por essa abertura na tela, por uma janela arrancada dos tijolos ou por uma com as grades serradas. A mesma matéria revelou que criminosos à solta iam para o IPV dormir com comparsas e que um sem-teto foi encontrado morando no lugar.

Em janeiro, foi feita uma revista no Instituto em que foram encontradas armas, inclusive no pátio, e mulheres, em uma cadeia exclusivamente masculina. Depois disso, o ingresso de novos detentos foi proibido pela Justiça. Essa medida diminuiu o número de 450 apenados, em janeiro, para 278 detentos hoje.

Nenhum comentário: