sexta-feira, 17 de maio de 2013

ENTIDADES VISTORIAM PRESÍDIO CENTRAL

ZERO HORA 17/05/2013 | 00h28

Entidades vistoriam Presídio Central para entregar relatório à OEA. Mesmo com algumas melhorias, representantes ainda consideram a situação grave

Visita foi realizada na manhã desta quinta-feiraFoto: Rodney Silva,OAB/RS / Divulgação


Quatro meses após denunciarem as más condições em que vivem os mais de 4 mil apenados do Presídio Central de Porto Alegreà Organização dos Estados Americanos (OEA), representantes de entidades gaúchas vistoriam o local na manhã desta quinta-feira.

Entre as instituições que participaram da visita, estão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

A vistoria que analisou algumas reformas exigidas resultará em um novo parecer técnico a ser entregue na próxima terça-feira. Mesmo reconhecendo que houve alguns avanços, o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Dani Rudnick, ressalta que a situação ainda é grave. Ele aponta a necessidade urgente de investimentos, pois "o Central segue sem condições para a criação de políticas públicas eficientes e permanentes de ressocialização".

O diretor de Assuntos Constitucionais da Ajuris, Gilberto Schäfer, avaliou que muitos problemas como superlotação, falta de higiene e saneamento, esgoto correndo a céu aberto, estrutura predial e rede elétrica comprometidas, continuam a existir.

Nova cozinha foi uma das mudanças positivas
Foto: Rodney Silva, OAB/RS, Divulgação

Nenhum comentário: