sábado, 17 de novembro de 2012

MICHELS REBATE DECLARAÇÃO MINISTERIAL SOBRE PRESÍDIOS


zero hora 16/11/2012 | 16h18

Declarações polêmicas


Michels rebate declaração do ministro da Justiça: "Preferiria ir ao Presídio Central"

Na terça-feira, José Eduardo Cardozo disse preferir a morte a uma pena no sistema prisional

Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter nesta tarde, o secretário da Segurança Pública do Estado, Airton Michels, comentou a declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que na terça-feira disse preferir a morte a uma longa pena no sistema prisional brasileiro.

— Eu preferiria ir ao Presídio Central (do que morrer) — disse o secretário, acrescentando que é evidente que "a vida é um bem muito mais caro".

Para o secretário, por "mais medieval" que sejam alguns presídios, o ministro exagerou ao tentar implicar um contexto simbólico à frase.

— Evidentemente, considerando as pessoas que estão presas, 100% delas preferem continuar presas, mas vivas — completou o secretário.

Sobre a questão prisional, Michels afirmou que trabalha com prevenção e repressão qualificadas para superar os problemas no sistema penitenciário do Estado.

Um dos projetos da secretaria é iniciar a construção de um presídio para atender aos condenados por tráfico de drogas. Para reduzir os custos das vagas e reabilitar os presos, o trabalho seria feito em parceria entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Secretaria Estadual da Saúde.

— Queremos devolvê-los libertados da questão da droga — explica Michels.

Ao comentar a onda de violência em Santa Catarina, Michels tranquilizou a população gaúcha. Segundo o secretário, desde que começaram os atentados em São Paulo, os setores de inteligência da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Susepe monitoram a movimentação das facções no Estado e, até o momento, não há qualquer indicativo de que algo parecido possa ocorrer no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: