quinta-feira, 9 de agosto de 2012

UMA PRISÃO SÓ PARA DEPENDENTES QUÍMICOS


ZERO HORA 09 de agosto de 2012 | N° 17156

PLANO PARA PRESOS. Governo estadual anuncia hoje intenção de construir centro para tratar detentos que usam drogas

HUMBERTO TREZZI 

O Rio Grande do Sul poderá ter a primeira prisão específica para detentos dependentes químicos no país. A promessa é do governo estadual, que anuncia hoje a intenção de construir o Centro de Referência para Privados de Liberdade Usuários de Álcool e Outras Drogas – como será conhecida essa unidade prisional.

Éum presídio com objetivo de possibilitar a reabilitação dos presos durante o período em que estiverem cumprindo pena e terá capacidade para 351 detentos.

Hoje existem locais específicos para dependentes químicos no sistema penitenciário – o Presídio Central tem inclusive uma ala para 90 pessoas nessas condições, que ficam separadas da massa carcerária, dentro do pavilhão E – mas nenhum presídio específico para esse tipo de detento. Com uma proposta pioneira, a nova casa prisional deve ser sem celas e dividida em três blocos. Os presos ficarão em alojamentos coletivos, dotados de banheiro, refeitório, pátios interno e externo. Existirão grades, mas elas se limitarão a impedir a saída dos blocos.

– É um projeto arquitetônico diferenciado, que não lembra uma casa prisional, com atividades educacionais e de saúde – resume um experimentado funcionário do sistema penitenciário gaúcho.

Uma das ideias é construir a unidade em Canoas

Ainda não está decidido, mas é quase certo que a prisão para dependentes químicos será em Canoas, num terreno com mais de 50 hectares, pertencente à prefeitura canoense e que fica nas proximidades da Estrada do Nazário. É o ponto em que Canoas faz limite com os municípios de Esteio e Cachoeirinha, uma grande área baldia, nos fundos do bairro Guajuviras.

O centro de referência seria um dentre cinco unidades previstas para um complexo prisional no bairro Guajuviras que o governo do Estado projeta naquele município, com um total de 2,8 mil vagas. A promessa mais antiga, de uma penitenciária estadual, ainda não saiu do papel.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Parabenizo o governo pela medida inédita e corretíssima. Entretanto, um só é insuficiente. Assim é necessário ampliar esta ideia com a criação de outros presídios com o mesmo propósito e distribuir pelo Estado muitos centros públicos de tratamento de dependências de transtornos mentais para começar a tratar as pessoas contaminadas pelo vício das drogas e aquelas que possuem transtornos que podem levar uma pessoa a cometer crimes. Apenas não concordo com a forma de controle que deveria ter aconselhamento médico-especializado.

Nenhum comentário: