sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ESPADA CHAMEJANTE


O SUL Porto Alegre, Sexta-feira, 10 de Agosto de 2012.


WANDERLEY SOARES


O projeto de um novo presídio lembra uma apoteose.

O projeto de uma prisão só para dependentes químicos, elaborado pelo diretor do Departamento de Engenharia da Susepe, Carlos Hebeche, com a inestimável participação do arquiteto Alexandre Micol, documento que se revela como a nova espada chamejante do Piratini para iluminar o ambiente atro da política penitenciária do RS, é alguma dessas coisas que me parecem inspiradas nas perfumadas casas prisionais do Reino Unido.

 Tais casas foram visitadas por uma comitiva do governo Yeda Crusius e por pouco não resultaram num poema épico a anunciar o fim de todas as agruras de nossos sofridos cidadãos apenados, principalmente aqueles que ocupam espaços, junto com ratos do tamanho de gatos, no Presídio Central.

O novo presídio não terá celas e, sim, dormitórios coletivos, banheiro, refeitório, pátio interno e externo, cisternas para reutilização de água da chuva, baixo consumo de energia elétrica, pois contará com iluminação natural. Enfermeiros, médicos clínicos, psiquiatras, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, professor de educação física, advogados e assistência religiosa estarão integrados neste complexo. Maravilha, beleza apoteótica, coisa muito fina.

Mesmo que não venha a ser convidado, como um humilde marquês vou furar o bloqueio para estar presente na colocação da pedra fundamental desse presídio, que deverá ser a cadeia transversal da Copa.

Nenhum comentário: