sábado, 26 de janeiro de 2013

TORTURA CONTRA DETENTOS NO RIO


ZERO HORA 26 de janeiro de 2013 | 10h 13

MP do Rio investiga tortura contra detentos

AE - Agência Estado


O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um procedimento de investigação criminal (PIC) para apurar a possível prática de crime de tortura por agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) contra quatro detentos do Presídio Milton Dias Moreira, em Japeri, na última quinta-feira.

Os investigados são os agentes que estavam de plantão na base do Serviço de Operações Especiais (SOE) de Japeri, na Baixada Fluminense, onde os presos foram prestar depoimento. A denúncia foi apresentada pelo advogado de duas das vítimas e confirmada pelos advogados dos demais.

O MP solicitou à penitenciária a qualificação completa de cinco agentes que estavam no local na data e que são suspeitos do crime. Também foi requisitado o boletim de atendimento médico dos presos, realizado no Hospital de Emergência de Japeri.

As possíveis vítimas são os detentos Sidnei de Souza Coutinho, Ítalo Gomes Nery, Tiago Rosa e Seny Junior. A investigação levará em torno de 90 dias.

2 comentários:

jane ciseg disse...

o presidio milton moreira dias e um exemplo da falencia. não há medicos,só permitem uma visita na semana, não podemos levar comida sobrando porque eles não podem levar para a cela a ex. de bangu. meu marido esta detido e a custodia só é permitida a quem possui a carteira de visitante,são muitas irregularidades. eles estão ali para cumprir pena, não para serem tratados dessa forma desumana. já enviaram os pedidos ao diretor do presidio e nada foi feito.
nós mães, esposas e parentes em geral sofremos em ver nossa família dessa forma degradante. eles já estão pagando por seus crimes perante a justiça e a sociedade, e devem ser tratados como seres humanos, como garante a lei de direitos humanos, porque quando se trata de um politico a coisa é bem diferente, tem imunidade parlamentar o que não entendo por se tratar de criminosos, como outro qualquer. toda semana tenho reclamação das péssimas condições das cadeias de japeri, que deixou de ser de custodia mais agem como se ainda fosse.deixo aqui minha indignação como mãe, esposa,peço que seja investigado merecemos respeito. queremos que eles cumpram suas penas e saiam recuperados não mais revoltados do que entraram lá,

jane ciseg disse...

estou triste e preocupada, tenho medo de um motim, como tantos que ocorrem nos presídios no Brasil. poque ele deixam chegar ao extremo para depois agir? vejo a revolta e o desejo dele de sair logo de lá e olha que ele está apenas dois meses, imagine quem já esta ali a mais tempo.