sexta-feira, 29 de julho de 2011

EXÍLIO AOS "MANOS", UM ELO ENTRE OS PRESÍDIOS E AS RUAS

Polícia desarticula elo com presidiários - LETÍCIA BARBIERI | VALE DO SINOS/CASA ZERO HORA - 29/07/2011

Após nove prisões, investigadores pedirão ao MP transferência de detentos
Com novas prisões de integrantes da facção Os Manos, ontem, em São Leopoldo, a Polícia Civil acredita ter terminado com o elo entre a liderança de dentro dos presídios e as ruas da cidade. Depois de tirá-los das ruas, o desafio agora é tirá-los do Rio Grande do Sul.

Omaior golpe no bando ainda está por vir: em vez de mantê-los nas cadeias gaúchas de onde eles mandam e desmandam, a Polícia Civil solicitará ao Ministério Público a transferência do bando para presídios de fora do Estado.

A exemplo da transferência do líder do grupo, Paulo Marcio Duarte da Silva, o Maradona, 32 anos, para Catanduvas (PR), cinco homens que seriam os líderes do esquema no Vale do Sinos seriam isolados da facção, em presídios no Paraná ou no Mato Grosso do Sul. Os policiais não têm dúvidas de que o efeito, no caso de Maradona, foi imediato. Ele já teria sido, inclusive, substituído dentro da facção.

– Vou instigar o Ministério Público que faça alguma coisa para que esses indivíduos sejam retirados do Estado, eles não têm condições de ficar aqui. Eles têm um poder de organização muito grande, contatos muito fortes – expõe o delegado que comandou a ação ontem, em São Leopoldo, Alencar Carraro.

A pedido do promotor Sérgio Rodrigues, o delegado enviará um relatório justificando a importância da decisão na próxima semana.

Conhecida por intimidar a comunidade da área onde atuava, a facção é apontada pela polícia como responsável por pelo menos 13 homicídios, além de tortura, tráfico de drogas e de armas.

Entre as 15 pessoas que tiveram mandados de prisão executados está um adolescente de 16 anos internado em Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), de Novo Hamburgo. Ele teria sido usado para executar seis assassinatos.

Parte dos mandados de prisão eram voltados para integrantes do bando que já estão presos e seguem no comando das ações de dentro dos presídios, entre eles, a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Estes são os indicados para transferência imediata para fora do Estado. Entre as suas atividades, estava elaborar e divulgar listas de extermínio. Entre os detidos ontem, estavam as mulheres dos presos que teriam assumido os negócios do tráfico, no bairro Feitoria.

Nenhum comentário: