quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PAGAR PARA SER TRANSFERIDO

CLIC RBS - CASOS DE POLÍCIA - 17 de outubro de 2012



Escutas telefônicas mostram apenado tentando pagar para ser transferido de presídio 

Escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça e divulgadas pela Polícia, mostram um traficante detido desde 2004 na Penitenciária Modulada de Charqueadas tentando pagar pela sua transferência. Primeiro ele tenta para Santa Cruz e como não consegue, tenta ir para Montenegro. O pagamento seria feito por intermédio do advogado dele.

O titular da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), delegado Juliano Ferreira, vai entrar em contato com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para identificação dos envolvidos. Além disso, ele vai providenciar o depoimento do apenado, do advogado e possivelmente do responsável pelos presídios de Santa Cruz, Charqueadas e Montenegro. A Susepe informa que são apenas tentativas de transferências mediante pagamento via defesa dos suspeitos, as quais já tinha conhecimento, mas que não chegaram a ocorrer. Também ressalta que já identificou os envolvidos nestas tentativas. A Ordem dos Advogados do Brasil também deve tomar providências para identificar e ouvir o advogado que teria falado com o preso.

Escutas telefônicas


Na primeira escuta, o apenado de Charqueadas fala com o gerente do tráfico dele em Santa Cruz, que por sinal é um detento do regime semiaberto no município desde o ano passado, e destaca que teria de pagar R$ 900 de entrada e depois duas vezes de R$ 2,5 mil após transferência.

Em outra gravação, o apenado diz que há pessoas influentes envolvidas e que demoraria um pouco, pelo menos 20 dias para ocorrer a transferência. Ele volta a falar com o gerente do tráfico em Santa Cruz. Ambos destacam que o diretor da casa prisional não aceitou esta irregularidade.

Na terceira escuta, o apenado fala com seu advogado, que conheceria um amigo de diretor prisional na região de Lajeado. O objetivo seria uma intermediação para conseguir a transferência. Como não conseguiu ir para Santa Cruz, tenta ir para Montenegro.

Na última gravação, o detento deixa a entender que a transferência poderia ser feita por servidores de Porto Alegre e que mais presos poderiam ser removidos.

Nenhum comentário: