sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DINHEIRO PERDIDO

ZERO HORA 12 de outubro de 2012 | N° 17220

Suspensão de verba de prisão é investigada

Foi aberta uma sindicância interna e um inquérito policial para apurar as responsabilidades na Secretaria da Segurança Pública (SSP) pela perda da verba de R$ 8 milhões destinada pela União para a construção de um novo presídio em Passo Fundo, no Planalto Médio. O dinheiro estava disponível para o Estado desde 2005, mas, devido a irregularidades na execução da obra, o contrato foi extinto pelo Ministério da Justiça.

– O valor corrigido que retornou para a União, no dia 1ª de agosto, foi de R$ 12 milhões – afirmou o delegado Jerônimo Pereira, diretor do Departamento de Gestão do Conhecimento para a Prevenção e Repressão à Corrupção da SSP.

O inquérito policial deverá ser conduzido pela Delegacia Fazendária, ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), anunciou o delegado. Ele disse que a história da construção do presídio de Passo Fundo está documentada em processo de mais de 5 mil páginas, no qual são descritos os problemas existentes nos contratos entre o Estado e as empresas que construiriam o presídio.

A necessidade de um novo presídio em Passo Fundo surgiu em 2004, como solução para a superlotação da cadeia local. Com o dinheiro e o terreno garantidos, a construção se iniciou em 2010. Desde então, diferentes problemas surgiram, a maioria relacionada com mau uso do dinheiro público. O resultado: a obra não saiu, e o governo federal pegou o dinheiro de volta.

– Nosso objetivo com a sindicância interna e o inquérito policial é apurar os responsáveis pela situação – afirmou o delegado Pereira.

Nenhum comentário: