segunda-feira, 13 de junho de 2011

PASC NÃO PODE SER CONSIDERADA DE ALTA SEGURANÇA

Pasc não pode ser considerada penitenciária de alta segurança, diz Michels - correio do povo, 13/06/2011

Após fuga de detento, secretário admite que tecnologia de monitoramento está defasada
A Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) não pode mais ser considerada de segurança máxima, segundo o secretário estadual da pasta, Airton Michels, em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta segunda-feira. “É uma cadeia que não atende mais aos padrões necessários de hoje. Ela é de segurança média”, admitiu, depois que um preso, conhecido como Zoreia, fugiu durante o horário de visitas, nesse domingo.

O sistema de monitoramento desse presídio “está se deteriorando”, disse o secretário para explicar o motivo para a maior parte das 40 câmeras existentes na Pasc estarem desligadas no domingo. “Se joga dinheiro público fora, consertando um carro velho que não funciona mais. Nós queremos implementar outro tipo de sistema.” A ideia, de acordo com Michels, é desenvolver um método para que a penitenciária seja supervisionada em tempo real pelos servidores de dentro da Secretaria da Segurança. “Enquanto isso, estamos suprindo a falta de tecnologia com o material humano.”

Segundo o secretário, havia 27 agentes na casa prisional quando ocorreu a fuga. Ele disse que esse é um número alto, cerca de um servidor para casa 11 presos. “Era suficiente para que não ocorresse uma fuga tão primária e à luz do dia”, destacou. “Os agentes cuidam muito bem das cadeias. Ontem foi um fato excepcional. Houve um descuido, que não poderia tem ocorrido.”

Essa foi a segunda fuga registrada na Pasc desde a sua criação. A primeira ocorreu em 1999, quando o assaltante de bancos Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, escapou do local. Na época, Michels era superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). “Houve falha humana na fuga do Papagaio.”

O secretário ressaltou também, durante a entrevista, que a prioridade do governo é acabar com a superlotação no Presídio Central, em Porto Alegre. “A nossa tarefa principal é resolvermos o problema do Central, que tem mais de 5 mil presos. Em quatro anos, reformularemos o presídio para atender cerca de 1 mil.”

Nesta segunda-feira, mais de 50 policiais militares estão mobilizados na captura. A suspeita é de que Sandro Alexandre de Paula, 27 anos, esteja escondido em uma mata às margens da ERS 401. O titular da delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Eduardo de Oliveira Cesar, disse que o criminoso tem condenações por tráfico de drogas e assalto a bancos.

O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, anunciou a abertura de uma sindicância, com a corregedoria da instituição e agentes de inteligência, para investigar a segunda fuga da história da Pasc.

Nenhum comentário: