segunda-feira, 13 de junho de 2011

PASC - DETALHES DA FUGA E CAPTURA DE ZOREIA

"Cercado, teve de se entregar", diz superintendente da Susepe. Conheça detalhes da captura de Zoreia, o detento que fugiu da Pasc - Paulo Roberto Tavares - CORREIO DO POVO, 13/06/2011 18:31

Pouco mais de 24 horas após fugir da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), Sandro Alexandre de Paula, o “Zoreia”, de 27 anos, foi recapturado, na tarde desta segunda-feira, dentro do terreno da Colônia Penal Agrícola (CPA). De acordo com o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, o detento andou cerca de 10 quilômetros pelo mato até chegar na casa prisional. Normalmente, a distância entre a Pasc e a CPA, por uma estrada de chão batido, é de 7 quilômetros. “Com os tiros de advertência e o cerco das saídas, Zoreia não teve muita escolha”, disse. “Após passar o rio Arroio dos Ratos a nado, ele se embrenhou no matagal e foi para a CPA.”

De acordo com Treiesleben, na manhã de ontem o serviço de inteligência da Susepe já tinha obtido a informação de que Zoreia estaria escondido na CPA. A operação para a sua recaptura foi montada e, à tarde, após da chegada do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, os agentes do Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Susepe foram até o local, onde prenderam o fugitivo.

Zoreia, com uma condenação total de 113 anos por assalto, foi levado à Delegacia de Polícia de Charqueadas e, após, reconduzido à Pasc. Uma equipe da corregedoria da Susepe já estava no local para tomar o depoimento do fugitivo. A sindicância, assegurou Treiesleben, continua e “agora com mais elementos”.

Fuga

A fuga do detento ocorreu entre 12h30min e 13h30min, do refeitório do presídio. Segundo o superintendente, dois presos serraram as grades do local e foram para o andar de cima, onde apenas os funcionários da Pasc têm acesso. Dali, ambos desceram para o pátio interno (onde há uma caixa d’água), abriram uma porta que dá para o pátio externo e seguiram em direção ao muro, próximo ao Instituto Penal Escola Profissionalizante (Ipep), onde pularam. Nesse momento, os policiais militares que faziam a guarda externa perceberam a movimentação e deram tiros de advertência. O detento que tentava fugir com Zoreia foi recapturado.

Cão dopado

Um cão da raça Rottweiller que faz a guarda naquele ponto foi dopado com tranqüilizantes, segundo Treiesleben. O mal estar do cão foi detectado na manhã de domingo, mas ainda não se sabe que providências foram tomadas e por que o cachorro não foi substituído. Extraoficialmente, os agentes penitenciários teriam avisado a Brigada Militar. Porém, à tarde, o cachorro estava entre as cercas, dormindo. “Foi encontrada uma sacola com salsichas e esses comprimidos dentro dos embutidos”, contou o superintendente, admitindo que os cães que fazem a guarda deveriam ser treinados para aceitar comida apenas de quem os trata.

Nenhum comentário: