segunda-feira, 13 de junho de 2011

FRÁGIL - ASSALTANTE CONDENADO A 113 ANOS FOGE DA PASC

SEGURANÇA FRÁGIL. Fuga da Pasc deixa policiais em alerta. Assaltante condenado a 113 anos de prisão se tornou o segundo apenado a escapar de prisão de segurança máxima - FRANCISCO AMORIM

Ao usar uma escada de pano para escalar o muro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), um preso apelidado de Zorelha se tornou o segundo apenado a escapar da cadeia apontada por autoridades como a mais segura do Estado desde sua inauguração, em 1992.

Antes do assaltante Sandro Alexandre de Paula, 27 anos, apenas Claudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, havia escapado do cadeia que abriga os detentos mais perigosos.

Ainda cercada de meias respostas, a fuga de Sandro ocorreu no início da tarde de ontem, por volta das 13h30min, momento em que os demais apenados recebiam a visita de familiares. Segundo informações da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ele e outro detento teriam aproveitado a movimentação para subir até uma área contígua à cozinha, onde funciona o refeitório, no segundo andar do pavilhão onde estavam recolhidos. Sem o funcionamento de câmeras de segurança no local, a dupla teria serrado as grades de uma das janelas, que dá acesso ao pátio usado para o banho de sol, sem que a ação fosse percebida pelos agentes penitenciários.

– No ponto em que serraram as grades, não existe câmera – confirmou o superintendente da Susepe, Gelson dos Santos Treiesleben.

Após sair pela janela no segundo piso, a dupla conseguiu se esgueirar até o topo do primeiro muro, que delimita a área destinada ao banho de sol. Dali, pularam para o chamado pátio externo, onde a circulação de apenados é proibida. Os detentos teriam seguido até o muro externo sem serem importunados pelos cães de guarda. Isso porque pelo menos dois deles foram sedados antes da fuga. A Susepe não explicou como os animais foram paralisados, tampouco como dupla driblou o penúltimo obstáculo à liberdade – a cerca de arame.

Policiais abriram fogo contra preso

Chegando ao muro externo, os presos arremessaram sobre ele uma jiboia – como é chamada a escada ou corda de pano usada para fugas. Sandro foi o primeiro a subir por ela. Ao chegar ao topo, foi visto por PMs de uma das guaritas de segurança. Após o alerta para que parasse, o apenado se jogou para fora da cadeia. Os policiais abriram fogo, mas Sandro conseguiu correr para o matagal. Seu comparsa, que não teve o nome divulgado, ainda estava dentro da Pasc e não teve tempo de escalar o muro, sendo rendido por agentes da Susepe. Sandro teria corrido em direção a uma estrada de chão vicinal, conhecida como Estrada da Produção. Segundo informações extraoficiais, o plano contava com um terceiro comparsa do lado de fora, que aguardaria a dupla de carro.

Minutos depois, PMs montavam as primeiras de seis barreiras no entorno do complexo prisional e estradas que ligam o município a outras cidades. Se somariam ao trabalho, agentes penitenciários do Grupo de Ações Especiais (Gaes). Até a noite de ontem, porém, não haviam pistas. Peças de roupas masculinas encontradas junto ao Arroio dos Ratos, na entrada de Charqueadas, indicam que ele pode ter escapado a nado, driblando as barreiras montadas pela Brigada Militar junto à rodovia Charqueadas-São Jerônimo (ERS-401).

– Vamos seguir nas buscas nesta segunda-feira (hoje), pois ele pode ainda estar escondido na mata esperando a poeira baixar – afirmou o capitão Fabio Almeida Cézar, que coordenava as ações da BM.

Integrantes da Corregedoria da Susepe ouviram agentes e outros detentos dentro da Pasc. Será deles a investigação administrativa que terá a missão de esclarecer como dois detentos conseguem serrar grades, sedar cães e escalar muros sem serem notados. Questionado sobre a possibilidade de os detentos terem contado com a colaboração de servidores, o superintendente foi direto:

– Não descarto nada. Só sei que foi uma grande distância percorrida por eles ao muro.

Sandro Alexandre de Paula, 27 anos - Com antecedentes por roubo e tráfico, o segundo
preso a escapar da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) cumpria atualmente pena por assalto. Natural de Tangará da Serra (MT), está condenado a 113 anos por crimes praticados em Porto Alegre, Marau, Passo Fundo e Carazinho. Antes de fugir da Pasc, Sandro também já havia fugido de outra cadeia considerada segura pelas autoridades. Em junho passado, ele escapou da Penitenciária Modulada de Osório. Quatro meses depois, foi recapturado, sendo conduzido à Pasc.

Nenhum comentário: