segunda-feira, 13 de junho de 2011

FURO NA SEGURANÇA - FUGA DE 13 ADOLESCENTES INFRATORES

FURO NA SEGURANÇA. Polícia procura 13 foragidos do Pliat. Apenas dois não quiseram sair por um buraco aberto no muro da instituição - PEDRO ROCKENBACH, Diário Catarinense, 13/06/2011

Os 13 adolescentes que escaparam do Plantão Interinstitucional de Atendimento ao Adolescente (Pliat), em Florianópolis, continuavam foragidos até a noite de ontem.

Eles fizeram um buraco no muro para fugir por volta de 15h30min do último sábado. O gerente do Pliat, Júlio Olegário dos Anjos, que está na função desde janeiro, definiu o fato como “uma fuga bastante estranha”.

Segundo Júlio, por volta 15h, o gerente chamou os três agentes para ajudar a levar os adolescentes dos cubículos até a quadra de esportes. Os funcionários se recusaram, alegando falta de segurança. Júlio decidiu conduzir sozinho os jovens:

– A gente sempre faz isso. Mas, no sábado, eles não quiseram participar.

Para chegar à quadra, é necessário passar por dois portões. Na hora do lanche, às 15h30min, os agentes teriam deixado as refeições no primeiro portão, a cerca de 20 metros da quadra e sem visão para o local onde os adolescentes jogavam futebol. Quando Júlio foi buscar a comida, os adolescentes aproveitaram o momento sozinhos e usaram duas lajotas para furar o muro.

– Aquelas lajotas estavam numa pilha com várias outras ao lado do prédio da gerência. Houve alguma negligência para elas pararem dentro da quadra – acredita Júlio.

Dos 15 adolescentes apreendidos no Pliat, 13 escaparam. Dois continuaram na quadra de esportes. Entre os fugitivos, estavam suspeitos de homicídio, assalto a mão armada e tráfico de drogas. Um deles era o jovem baleado na perna por um delegado em 18 maio, na Avenida Beira-Mar Norte. O adolescente estava armado e tentou roubar a moto de um homem no semáforo. O policial civil viu a ação e disparou. A secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, estava fora de Florianópolis no fim de semana, mas disse que recebeu as informações sobre a fuga no Pliat. Nesta segunda-feira, adiantou a secretária, será instaurada uma sindicância para apurar a responsabilidade do caso.

Provisório vira definitivo

O Plantão Interinstitucional de Atendimento (Pliat) fica no Bairro Agronômica e tem a função de receber adolescentes infratores no período máximo de 45 dias, enquanto o jovem aguarda uma decisão judicial – a liberdade ou sentença para cumprir uma medida socioeducativa. Como é apenas um local de triagem, o Pliat não oferece estrutura socioeducativa. Mesmo assim, pelo menos dois dos foragidos cumpriam medidas de internação havia quatro meses. Esse problema se agravou com o fechamento do Centro Educacional São Lucas, em São José, interditado desde dezembro de 2010 e demolido no semana passada.

O centro era o único disponível na Grande Florianópolis para atender os adolescentes já com sentenças de internação. O novo São Lucas só deve ficar pronto no fim de 2012. Restaram apenas os centros de Chapecó e Lages para a internações no Estado.

Nenhum comentário: