segunda-feira, 27 de junho de 2011

DESCONTROLE - 78 PRESOS FOGEM E DIRETOR PEDE DEMISSÃO



Diretor da Penitenciária de Florianópolis pede demissão após nova fuga de detentos. Decisão foi tomada após reunião com a secretária Ada de Luca. Pedro Rockenbach, DIÁRIO CATARINENSE, 27/06/2011

Após a fuga de 78 presos o diretor da Potenciaria de Florianópolis, Joaquim Walmor de Oliveira, pediu demissão. A decisão foi tomada em uma reunião com a Secretária da Justiça e Cidadania, Ada de Luca. O encontro foi nesta segunda-feira. Ada ofereceu um cargo na secretaria, mas Joaquim ficou de dar uma resposta até o fim do dia.

Seis detentos fugiram na madrugada de domingo e os outros 72 durante a tarde. Até o memento, 17 já foram recapturados.

Polícia confirma fuga de 72 presos no Complexo Penitenciário de Florianópolis. É a segunda maior fuga da história de Santa Catarina - informações de Pedro Rockenbach e Alessandra Toniazzo, DIÁRIO CATARINENSE - 26/07/2011


A Polícia Militar confirmou o número de foragidos do centro de triagem do Complexo Penitenciário de Florianópolis, no bairro Agronômica: 72 de um total de 201 detentos. Até as 21h30min, treze presos haviam sido recapturados. Esta é a segunda maior fuga da história de Santa Catarina.

A fuga ocorreu neste domingo por volta das 16h30min, durante o horário de visitas. Dois agentes penitenciários foram feitos reféns enquanto detentos da central de triagem — local em que eles aguardam julgamento — soltaram outros da mesma ala. Segundo testemunhas, eles escaparam por trás do Complexo em direção ao Morro do Horácio.

A Tropa de Choque, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e o Bope da Polícia Militar (PM) foram acionados para ajudar nas buscas. No momento, 75 soldados da PM e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) procuram pelos foragidos.

O helicóptero da PM participou da operação, mas teve de interromper as buscas por falta de equipamento de visão noturna. Segundo a PM, duas armas foram levadas pelos foragidos e ainda não foram recuperadas — uma taser, de choque, e outra de balas de borracha.

A direção do Complexo e o Departamento e Administração Penal (Deap) ainda não se manifestaram. Na saída da Ilha, na ponte Colombo Salles, a PRF e a PM monitoram os carros em busca dos foragidos.

Segunda fuga do dia

Esta é a segunda fuga do dia. Na madrugada de domingo, seis presos fugiram do casarão da Penitenciária, prédio do mesmo Complexo. O local abriga também o presídio masculino, presídio feminino, hospital de custódia, centro administrativo, albergue, além do casarão e central de triagem.

Fugas são comuns

Estas são a quinta e sexta fuga de presos no ano no Complexo penitenciário da Agronômica. Em fevereiro, foi registrada a maior fuga da história do Estado, com 78 fugitivos. Em 22 de abril, ocorreu a segunda fuga do ano, desta vez no presídio, escapando 8 presos.

No dia 29 de maio, também no domingo, três detentos escaparam do centro de triagem durante o banho de sol. Antes deste domingo, a última fuga registrada ocorreu no dia 4 de junho, na madrugada de uma sexta para sábado, também do centro de triagem.


Deu no Diário Catarinense - Conheça os crimes relacionados às prisões dos foragidos e as notícias publicadas no Diário Catarinense:

Adriano Balthazar dos Santos, o Dentinho - Começa, em Florianópolis, o julgamento de Adriano Balthazar dos Santos, o Dentinho

Rodrigo José Souza - Jovem leva dois tiros por engano em Florianópolis

Leonardo Rosa Kaminski - Deic encontra outro desmanche de quadrilha presa no feriadão de Finados

Joelson José Schmitz - Polícia de Santa Catarina prende “Sucuri” no Paraná

David Gonçalves Pereira - Casal assalta idosa de 73 anos e vai preso

Jameson de Paula - Suspeitos de assalto a joalheria são presos em São José

Paulo César da Silva - Preso suspeito de homicídio na Capital

Weslley Honório da Silva - Preso suspeito de matar amigo em Navegantes

Everson dos Santos Ramos - Quadrilha de traficantes é presa em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Ronaldo da Silva - Presa quadrilha que roubava carros em SC e RS

Dieqson Brito - Quadrilha de traficantes é presa em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Jonathan Pablo Scheffer - Quadrilha de traficantes é presa em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Maicon Ribeiro da Silva - Casal é preso por planejar roubo a lotérica em Palhoça, na Grande Florianópolis

Felipe Luiz Pereira - Briga termina em morte no presídio da Capital

Sinésio Benedito Faquere Júnior - Operação Al Capone prende membros de quadrilha com ligação ao PGC

Leonardo Becker Dematte - Operação Al Capone prende membros de quadrilha com ligação ao PGC

Gabriel Felipe Muniz - Fugitivo da Delegacia de Santo Amaro da Imperatriz se entrega

Marcos Vinícius Fernandes Ataíde - Foragido do Complexo Prisional de Florianópolis é recapturado na comunidade Chico Mendes

Lucas Ribeiro de Souza - Polícia prende homem com um quilo de crack e um quilo de cocaína em rodoviária de Florianópolis

Nenhum comentário: