segunda-feira, 13 de junho de 2011

PASC - FALHAS EM PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

Juiz da Vara de Execuções Criminais não se surpreende com fuga de preso. Sidinei Brzuska afirmou que há falhas em procedimentos de segurança da Pasc - Luciano Nagel / Rádio Guaíba, CORREIO DO POVO, 13/06/2011

O juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre Sidinei Brzuska afirmou não estar surpreso com a fuga de mais um detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), ocorrida nesse domingo. Ele disse que existe uma deficiência de servidores para atender a demanda. Além disso, segundo ele, presos fazem alguns serviços que deveriam ser realizados por servidores. “A Pasc vem sendo renegada ao longo dos tempos”, explicou.

Brzuska disse ainda que as guaritas ao redor do presídio não possuem policiais militares. “As câmeras de vigilância nas áreas coletivas – refeitórios, pátios e corredores – não funcionam há muito tempo.”

Nesta segunda-feira, mais de 50 policiais militares estão mobilizados na captura do assaltante Sandro Alexandre de Paula, 27 anos, conhecido como Zoreia. Os policiais realizam barreiras para revistar carros na ERS 401.

O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, anunciou a abertura de uma sindicância, com a corregedoria da instituição e agentes de inteligência, para investigar a segunda fuga da história da Pasc.

Comissão da OAB já havia constatado problemas na Pasc em maio

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já havia detectado problemas na Pasc durante inspeção em maio. Segundo a entidade, o sistema eletrônico de portas das celas, por exemplo, não existe mais. Além disso, havia carência de servidores.

Uma comitiva formada pela OAB, Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Assembleia Legislativa e Associação dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Sul (Acriergs) constatou “o visível abandono” da penitenciária. O objetivo da visita foi verificar as condições de funcionamento e propor medidas e soluções para os problemas encontrados. “Fiz uma visita às galerias e não encontrei guardas nas guaritas”, observou o juiz Sidinei Brzuska, que participou da comitiva.

Na ocasião, Roque Reckziegel, da Comissão de Direitos Humanos, disse que a direção da Pasc “obriga-se a verdadeiros exercícios de criatividade para administrar a casa, ante a falta de recursos humanos e materiais”. Segundo ele na época, a “Pasc é, ou deveria ser, a penitenciária de segurança máxima do nosso Estado".

Plebiscito aponta desistência de greve de agentes penitenciários - Tatiane de Sousa / Rádio Guaíba

Resultado final da votação realizada pelo sindicato será divulgado no início da noite
O resultado parcial do plebiscito aberto pela Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs) aponta que a categoria desistiu da paralisação marcada para esta quarta-feira. Conforme a direção da Amapergs, o anúncio da Casa Civil do pagamento das promoções atrasadas para os servidores do sistema prisional influenciou a decisão da categoria. O benefício é esperado desde setembro de 2010. O resultado final do plebiscito será divulgado no início da noite de hoje.

Nenhum comentário: