terça-feira, 14 de junho de 2011

ENTRE SERRINHAS E JIBOIAS

Um governo que planeja um superpresídio em Canoas ainda se confunde com velhos truques de apenados. WANDERLEY SOARES, REDE PAMPA, O SUL, 14/06/2011

A rocambolesca fuga do jovem bandido Sandro Alexandre de Paula, 27 anos, o Zoreia, da Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas), teve, para as autoridades da Segurança Pública, especialmente para o titular da pasta, o promotor de Justiça Airton Michels, e a cúpula da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), um final feliz.

A fuga ocorreu na tarde de domingo, Dia dos Namorados, e ontem, Dia de Santo Antônio, Zoreia, que tem grandes orelhas, foi recapturado depois que um imenso aparato montado para que tal sucesso fosse alcançado. Sigam-me.

Serra silenciosa

Zoreia, com um companheiro que não teve o mesmo sucesso, fugiu usando truques muito antigos: serrinha e jiboia (corda feita de cobertores e lençóis). Com tais artefatos, considerando que as câmeras de vigilância tinham apenas efeito psicológico (não funcionam) Zoreia, silenciosamente, serrou grades, como um artista de circo usou a jiboia e só não teve maior sucesso por ter planejado mal a escapada quando já estava na rua.

De outra banda, o episódio teve um final feliz porque o secretário da Segurança Airton Michels descartou, oficialmente, a antiga ideia de que a Pasc é casa prisional de segurança máxima.

Além disso, o episódio serviu para que, imediatamente, fosse anunciado um projeto de total reestruturação dos sistemas de vigilância daquele casarão, coisa que ficará pronta, segundo o discurso oficial, em 2012. Até lá, a sociedade continuará a temer a eficiência das jiboias e das serrinhas.

Paralisação

Amanhã, agentes e técnicos penitenciários paralisarão as atividades nos presídios de todo o Estado. O descumprimento do plano de carreira da categoria e a não publicação das promoções, atrasadas desde setembro de 2010, estão entre as razões da paralisação.

Nenhum comentário: