terça-feira, 16 de agosto de 2011

REBELIÃO EM PRESÍDIO DEIXA 39 DETENTAS FERIDAS


Rebelião em presídio no ES deixa 39 detentas feridas - FOLHA.COM, 16/08/2011 às 01h12.

Uma rebelião no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica (região metropolitana de Vitória), deixou 39 presas feridas na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com a Sejus (Secretaria de Estado da Justiça), a maior parte delas sofreu intoxicação ao respirar a fumaça que saía dos colchões em que puseram fogo.

Todas as feridas foram encaminhadas para hospitais da região. Uma delas está em estado grave, de acordo com a secretaria.

Segundo a assessoria da pasta, a rebelião começou por volta das 16h, quando as detentas atearam fogo aos colchões da unidade. De acordo com a Sejus, as presas protestaram porque não queriam ser transferidas para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Xuri, em Vila Velha (região metropolitana de Vitória), temendo que o sistema de segurança da unidade fosse mais eficaz. A transferência estava prevista para acontecer na semana de vem.

A rebelião foi controlada com a ajuda de policiais militares e do Corpo de Bombeiros por volta das 17h.

O fogo, no entanto, danificou a estrutura do prédio e a transferência das presidiárias teve de ser adiantada. Cerca de 300 detentas foram levadas provisoriamente para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, também em Xuri. Ainda esta semana as detentas começam a ser transferidas para no novo CDP feminino, cuja inauguração deve ocorrer na quarta-feira (17).


25 detentas feridas em motim no ES continuam internadas - FOLHA.COM, 16/08/2011

Parte das 39 detentas feridas em um motim na tarde de segunda-feira (15) no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica (região metropolitana de Vitória), já tiveram alta --25 delas, no entanto, continuam internadas. Uma está em estado grave.

De acordo com a Sejus (Secretaria de Estado da Justiça), a maior parte delas sofreu intoxicação ao respirar a fumaça que saía dos colchões em que puseram fogo.

A rebelião começou por volta das 16h, quando as detentas atearam fogo aos colchões da unidade. De acordo com a Sejus, as presas protestaram porque não queriam ser transferidas para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Xuri, em Vila Velha (região metropolitana de Vitória), temendo que o sistema de segurança da unidade fosse mais eficaz. A transferência estava prevista para acontecer na semana de vem.

A rebelião foi controlada com a ajuda de policiais militares e do Corpo de Bombeiros por volta das 17h.

O fogo, no entanto, danificou a estrutura do prédio e a transferência das presidiárias teve de ser adiantada. Cerca de 300 detentas foram levadas provisoriamente para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, também em Xuri.

O novo CDP feminino deve ser inaugurado amanhã, e as detentas começam a ser transferidas para lá a partir da semana que vem.

Nenhum comentário: