segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FUGA NO PRESÍDIO DE JOINVILLE COLOCA POLICIAIS EM ALERTA

SISTEMA PRISIONAL. Oito fogem em Joinville. Detentos serraram as grades, pularam o muro, e até a noite de ontem, não haviam sido encontrados - CAROLINE STINGHEN | JOINVILLE - DIÁRIO CATARINENSE 01/08/2011

Eram 6h15 da manhã de domingo, quando um dos guardas da Penitenciária Industrial de Joinville flagrou dois homens pulando o muro do Presídio Regional. O muro, com quase cinco metros de altura e cerca de arame, dá diretamente à rua. A dupla entrou em um matagal e não foi mais encontrada pela Polícia Militar. Quando foi realizada a vistoria nos pavilhões do presídio, foi descoberto que outros seis detentos serraram as grades e também conseguiram fugir.

Não houve tumulto nem rebelião. Dois detentos serraram as grades do pavilhão 5, pularam um muro, ganharam o pátio do presídio, e conseguiram pular o muro que fica logo em frente à Penitenciária. Outros seis, suspeita a polícia, após serrarem as grades de ferro do pavilhão 4, fugiram pelos fundos e pularam o muro ao lado de um campo de futebol e da associação de moradores.

A PM foi chamada e realizou rondas por toda a região e até entrou na mata com lanternas, mas não encontrou os suspeitos. No horário da fuga, afirmou o diretor do presídio, Rafael Rocha, haviam 12 agentes carcerários na unidade.

Durante a tarde, os agentes que estavam de folga foram chamados e o grupo realizou um pente-fino no presídio. Foram encontradas quatro serrinhas quebradas que, possivelmente, foram utilizadas para a fuga.

– Vou abrir uma sindicância administrativa para investigar como este material entrou no presídio. Se houve colaboração ou negligência de algum funcionário – revelou o diretor.

Esta é a terceira fuga registrada no local este ano. Em junho, oito detentos escaparam. Em março, foram quatro presos. Destes 12, apenas quatro foram recapturados.

Número de assaltos registrados desde a fuga no Presídio de Joinville deixa PM em alerta. Suspeita é de que os oito dententos, que permanecem foragidos, possam estar envolvidos em pelo menos dez assaltos na região. Mariana Pereira, A NOTÍCIA, DIÁRIO CATARINENSE, 01/08/2011 | 12h06min

Em Joinville, continuam as buscas pelos oito foragidos do Presídio Regional, que serraram grades e pularam o muro da unidade na madrugada de domingo. A Polícia Militar trabalha numa força-tarefa para recapturar os fugitivos, que podem estar envolvidos em uma série de assaltos registrados desde então na cidade.

Os agentes prisionais notaram a fuga dos detentos por volta das 6h15, quando uma dupla foi flagrada pulando a muralha do presídio e fugindo pela mata. Mas a suspeita é de que os primeiros fugitivos tenham deixado a unidade durante a madrugada. E o número de assaltos registrados desde o fim da noite de sábado já acendeu um alerta entre os policiais militares que atuam no setor de inteligência.

Só entre as 23h40 de sábado e as 2h30 desta segunda-feira, a polícia registrou dez assaltos em Joinville e região, a maioria deles em estabelecimentos comerciais. "Não é comum, num domingo, por exemplo, termos tantos assaltos, e como a maioria dos foragidos foram presos por roubo e assalto, acreditamos que eles possam estar envolvidos nestes crimes", afirma o capitão da PM, Luis André Viana de Oliveira.

Agora, segundo ele, a tendência é de que as vítimas e testemunhas dos assaltos identifiquem alguns dos foragidos como suspeitos dos assaltos. "A polícia já está trabalhando nesta questão do reconhecimento dos suspeitos", informa Viana.

O primeiro assalto, possivelmente relacionado à fuga no presídio, foi registado às 23h40 de sábado. Dois homens teriam levado R$ 300,00 de uma loja, na rua Monsenhor Gercino. Cerca de uma hora depois, um homem armado com um revólver invadiu uma pizzaria, na rua João Colin, e fugiu numa moto, levando R$ 2 mil.

No domino, pela manhã, uma farmácia, próxima ao Hospital Municipal São José também foi alvo de assalto. E às 15h52, outro estabelecimento foi assaltado, desta vez na Zona Sul. Uma paificadora próxima à escola Jorge Lacerda, na rua Santo Augostinho, bairro Guanabara, foi invadida por dois homens armados. Nos dois casos, a quantia levada pelos bandidos não foi divulgada. E a polícia ainda investiga o possível envolvimento dos detentos foragidos com uma onda de assaltos a pelo menos três postos de combustíveis no Norte do Estado.

Mas o comércio não foi o único alvo de assaltos após a fuga no presídio. Por volta das 1h30 de domingo, dois homens, que foram assaltados por dois homens armados, entraram numa lanchonete na rua Getúlio Vargas para pedir ajuda. Os bandidos levaram dinheiro e celulares, o que, segundo a polícia, reforça a suspeita de que a abordagem também pode ter sido realizada por foragidos.

No domingo à noite, o motorista de um Golf também foi surpreendido por assaltantes, que tomara o veículo de assalto na zona Norte e fugiram em direção à Zona Sul. Os assaltantes foram perseguidos pela polícia e bateram o veículo próximo ao eixo de acesso Sul. Segundo o capitão Viana da PM, um dos agentes foi detido e não se tratava de um foragido do presídio, mas a hipótese de que ele possa ter envolvimento com algum deles ainda não foi descartada.

"No Fátima, outra pessoa foi abordada na praça do bairro por um homem que usou força física para levar o celular da vítima e neste caso também não sabemos se o crime tem relação com a fuga, porque esses pequenos delitos são compatíveis também com a ação de usuários de drogas", complementa.

RESTRIÇÕES APÓS TUMULTOS - BLUMENAU/TIJUCAS

Visitas de sábado suspensas, 50 presos do regime semiaberto transferidos para a ala fechada, um agente e quatro encarcerados feridos. Esta foi a consequência de um novo incidente no Presídio Regional de Blumenau.

De acordo com o diretor do presídio, Jairo dos Santos, a confusão começou às 23h de sexta-feira, quando um homem jogou uma sacola com drogas na ala do semiaberto, que estava com 148 presos. Ao ir pegar a sacola, o agente prisional foi agredido por três homens. Na confusão, um deles fugiu pulando o muro.

Às 7h30min de sábado, a Polícia Militar foi acionada. Uma operação pente-fino foi feita. Foram encontrados 20 celulares, carregadores de bateria, seis quilos de maconha, teresas (cordas feitas de lençol usadas em fugas), serras e brocas. Os presos identificados como donos dos celulares e drogas foram transferidos para o regime fechado. No final da manhã de sábado, quatro foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio. Santos alega que eles ofereceram resistência e tiveram ferimentos leves.Por conta do incidente, as visitas familiares só voltarão ao normal no próximo fim de semana.

Polícia consegue evitar fuga no presídio de Tijucas

O domingo foi tranquilo no Presídio de Tijucas, na Grande Florianópolis, um dia depois da tentativa de rebelião. No sábado pela manhã, por volta das 8h, presos estouraram cadeados e acessaram o corredor da galeria numa tentativa de fuga. A Polícia Miliar foi chamada e conseguiu controlar a situação.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração Prisional, Adércio José Velter, os internos sabiam que haveria uma revista pela manhã, e por isso, tentaram impedir a ação da polícia.

A revista foi motivada por uma tentativa de fuga durante na noite de sexta-feira. O alarme tocou e os agentes policiais encontraram uma corda artesanal, feita de lençóis e um túnel feito por baixo de um vaso sanitário arrancado pelos detentos.

A descoberta motivaria um pente-fino, o que causou descontentamento dos internos. Houve reforço de mais 20 agentes penitenciários e revista nos 255 internos. Ontem, funcionários do plantão disseram que algumas “regalias” a presos teriam sido cortadas, mas que não foram apreendidos celulares nem drogas na fiscalização. Os funcionários comentaram que o Deap deverá informar hoje sobre transferências.

Nenhum comentário: