segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CAÇADA A FORAGIDO TERMINA COM MULHER DELE MORTA

TIROTEIO FATAL. Caçada a foragido termina com mulher morta. Em carro com crianças, suposto líder de quadrilha e companheira teriam resistido a abordagem da BM - MARINA LOPES, ZERO HORA 22/08/2011

A busca por um foragido da Justiça, suspeito de comandar a quadrilha dos Manhoco – especializada em assaltos a agências bancárias e residências – resultou na morte da companheira do procurado, Fabiane Martins, 23 anos, atingida por um tiro disparado pela Brigada Militar em uma barreira policial. A ação ocorreu por volta das 20h de sábado, em uma estrada de chão batido na comunidade de Lajeadinho, a sete quilômetros de Encantado, no Vale do Taquari.

Teria havido troca de tiros entre os policiais militares e ocupantes de um Uno onde estaria Jovane Schaefer, 24 anos, considerado pela BM o criminoso mais procurado da região. Um inquérito policial-militar foi instaurado para apurar se ação dos policiais foi correta. A Polícia Civil, que também investiga o caso, deve ouvir os envolvidos no decorrer da semana.

A informação de que o foragido estava no local da abordagem veio por meio de uma ligação anônima ao 190. De acordo com a Brigada, três PMs bloquearam com a viatura o acesso ao local do possível esconderijo do foragido. Os PMs estavam se preparando para a colocação de uma cama de faquir (espécie de tapete com objetos pontiagudos) para impedir uma possível fuga de Schaefer com o carro. Conforme a BM, o Uno do foragido teria vindo em direção aos policiais e em seguida começaram os disparos de dentro do veículo. No banco de trás do automóvel conduzido por Schaefer estavam os três filhos do casal (de um, três e cinco anos) e um adolescente de 16 anos, irmão de Fabiane.

– Os policiais chegaram a pedir que descessem do carro. Mas a ação foi muito rápida e eles nem sequer puderam ver quem estava dentro de veículo. Estava muito escuro no local. Em princípio, a ação dos policiais foi legítima – afirmou o comandante regional da BM no Vale do Taquari, coronel Antônio Scussel.

Como ninguém teria saído do carro, e os disparos contra os policiais não teriam cessado, a BM teria revidado e atirado contra o carro, acertando Fabiane. Schaefer conseguiu fugir pelo matagal que fica às margens da estrada que liga a comunidade ao município.

Polícia apreendeu armas encontradas dentro de carro

Quando Fabiane foi atingida, ela chegou a abrir a porta e caiu ao lado do carro. O corpo foi encontrado pelo Instituto-geral de Perícias junto a um revólver calibre 22 com três munições deflagradas. As crianças e o adolescente foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Nenhum deles ficou ferido. Foram apreendidos dentro do carro armas calibres 12 (mais 30 munições) e 32 (mais 20 munições), duas facas, uma garrucha, 10 munições de 9 mm, além de quatro camisetas com identificações da Polícia Civil e toucas ninja. O material foi recolhido pela polícia.

A quadrilha dos Manhoco atua na região há quase dois anos e, segundo a Brigada Militar, tem cerca de 25 integrantes.


Nenhum comentário: