segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DESCONTROLE - PRESOS AMEAÇAM MATAR JUIZES E PROMOTORES

Polícia investiga plano para matar juízes e promotores em Alagoas - SILVIA FREIRE DE SÃO PAULO, 09/08/2010

A Polícia Civil de Alagoas investiga a existência de um plano para matar juízes e promotores que atuam no combate ao crime organizado no Estado.

As ameaças partiram do presídio federal de Catanduvas (PR), que abriga presos considerados perigosos de diversos Estados. Cerca de 30 detentos de Alagoas estão presos no local. Segundo a Secretaria da Defesa Social de Alagoas, o serviço de inteligência da Polícia Federal em Catanduvas detectou nas conversas entre presos do Estado um possível esquema para assassinar os magistrados e promotores. Os alvos são os cinco juízes que atuam na 17º Vara Criminal, especializada no combate ao crime organizado, e os promotores do Gcoc (Grupo de Combate às Organizações Criminosas). A informação chegou à secretaria há uma semana.

Em entrevista na tarde desta segunda-feira, o secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, disse que os juízes e promotores tiveram a segurança reforçada e estão sob escolta de policiais do Estado. Um desembargador que deu recentemente uma decisão contrária a um grupo de traficantes do Estado também passou a ser escoltado.

O presidente da Associação Alagoana de Magistrados, Maurílio Ferraz, que esteve reunido com a cúpula da segurança do Estado hoje, disse que cabe à secretaria investigar se as ameaças procedem ou se são "desabafo de presos". "Não dá para desconsiderar informações como estas", disse. A PF está dando apoio às investigações. O Tribunal de Justiça de Alagoas não se manifestou sobre o caso.

Nenhum comentário: