quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DESCONTROLE - PRESOS ADMINISTRAVAM A PRISÃO E COBRAVAM POR PRIVILÉGIOS

Polícia Civil e Ministério Público descobrem carceragem administrada pelos próprios presos - O DIA - 04.08.10 às 15h14

Rio - O Ministério Público Estadual (MPE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Corregedoria interna da Polícia Civil (Coinpol) descobriram, nesta quarta-feira, uma carceragem administrada pelos próprios presos, na Polinter de Queimados, na Baixada Fluminense.

Os agentes estiveram na carceragem pela manhã e constataram que os próprios presos tinham as chaves da carceragem, tomavam conta da portaria e até realizavam revistas em visitantes. Apenas um policial civil trabalhava no local. O Ministério Público Estadual informou que criminosos negociavam privilégios, como celas mais vazias, através de pagamento. Eles também cobravam propina de familiares de outros detentos.

Na ação foram apreendidos um revólver calibre 38, que estava em uma mochila, um caderno de contabilidade, R$ 200 em dinheiro, 16 celulares, dez carregadores e uma máquina fotográfica.

A operação da polícia foi realizada para cumprir mandados de busca e apreensão e verificar uma denúncia de que policiais civis responsáveis pela Polinter estariam recebendo dinheiro dos detentos. A carceragem conta com 150 presos que ainda aguardam julgamento.

Nenhum comentário: