segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PRESOS SÃO DECAPITADOS EM MOTIM NO PARANÁ


Presos são decapitados durante rebelião em presídio do Paraná. Quatro detentos foram mortos durante motim, dois deles decapitados

ZERO HORA Atualizada em 24/08/2014 | 23h50


Detentos em cima do telhado durante a rebeliãoFoto: Adelmo Lima / CGN


Quatro presos foram mortos durante rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel, no oeste do Paraná, segundo informações do jornal Gazeta do Povo. Os detentos foram espancados, amarrados e arremessados do telhado da penitenciária. Eles caíram de uma altura de 15 metros. Dois deles foram decapitados.

À noite, as negociações foram suspensas pela Polícia Militar e pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) e devem ser retomadas por volta das 7h desta segunda-feira.

De acordo com a PM, o motim começou por volta das 6h, quando os agentes penitenciários se preparavam para servir o café da manhã. Os dois agentes penitenciários feitos reféns ainda seguem nas mãos dos presos. A Polícia Militar cercou o presídio e negociou durante todo o domingo com participação de representantes do governo do Estado e da Vara de Execuções Penais.

Entre os presos mortos pode estar um ex-policial civil preso na delegacia de Cascavel, suspeito de furtar e vender peças de veículos apreendidos. De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), o ex-policial estava entre os reféns.

A suspeita é de que a rebelião tenha sido motivada por uma briga entre facções. Os rebelados se concentraram no telhado da unidade. Com os rostos cobertos por capuzes, estenderam faixas cobrando respostas e fazendo reivindicações. Eles usavam identificações do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que domina presídios em vários Estados do país.

De acordo com o Depen, o presídio foi depredado e houve queima de colchões, mas ainda não é possível avaliar a extensão dos estragos. Ainda segundo o Depen, o presídio tem capacidade para 1.182 presos e abriga 1.040.

*Agência Brasil e Agência Estado

Nenhum comentário: