terça-feira, 5 de agosto de 2014

CADEIA COM PRESOS NO COMANDO



ZERO HORA 05 de agosto de 2014 | N° 17881





MODELO ALTERNATIVO




O Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) intensificam ações para implantação de um modelo prisional alternativo.

As duas entidades defendem a instalação da primeira cadeia sob comando de presos no Estado, baseada em um projeto adotado em Minas Gerais, chamado de método Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado). A Apac é uma entidade sem fins lucrativos, no qual os presos trabalham para custear as despesas.

A Apac será construída em Canoas, em terreno doado pela prefeitura, e o governo do Estado erguerá o prédio. A Superintendência dos Serviços Penitenciários reservou R$ 4 milhões no orçamento de 2015 para a obra, que deve ser inaugurada no segundo semestre, e atender até 150 presos.

Nessas unidades, o índice de reincidência beira 15% (no Brasil é 85%) e o de fugas é inexpressivo.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Sou favorável a este modelo disseminado em todos os municípios desde que conveniado com o comércio e industria local e destinado especificamente aos apenados que queiram se recuperar, se reeducar e se ressocializar, sob vigilância, assistência e monitoramento judicial constante. A política de depositar e de misturar com presos perigosos, drogados, ociosos e astutos vão minar os propósitos desta ideia e ganhar o repúdio dos munícipes.








Nenhum comentário: