segunda-feira, 16 de julho de 2012

VAGAS SOBRANDO

 
ZERO HORA 16 de julho de 2012 | N° 17132

PENITENCIÁRIA. Presídio escapa da superlotação em Santa Maria

Na contramão dos números do sistema prisional do Estado, que mostram que o Rio Grande do Sul tem uma carência de 10 mil vagas nas cadeias gaúchas, Santa Maria está com vagas sobrando, conforme a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O Presídio Regional, que sofreu com a superlotação por anos e tem capacidade para abrigar 250 detentos, ontem estava com 231 – a maioria, mulheres. O local já chegou a ter, em 2010, 602 presos. Há 20 anos, segundo a Susepe, a cadeia não ficava com menos detentos do que sua capacidade total.

O fator que contribuiu diretamente para o alcance deste índice foi a construção da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), que passou a receber grande parte dos apenados do sistema prisional da cidade e região. Ontem, a cadeia do distrito de Santo Antão, que tem 780 vagas, estava com 536 presos.

Pela primeira vez, o presídio abriga mais mulheres do que homens. Ontem, elas eram 124, e eles, 107. Conforme o diretor do presídio, Celso Carpes, a intenção é deixar no local apenas as detentas e presos do regime semiaberto. Para isso, melhorias estão sendo feitas no local.

INFORME ESPECIAL


70,09% da promessa

Junho já passou e a promessa do secretário estadual de Obras Públicas e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, de criar 1.672 vagas em cadeias até o final do mês passado foi parcialmente cumprida. Mais precisamente, 70,09%. Só duas das três obras previstas foram concluídas: nas penitenciárias de Arroio dos Ratos e na Modulada de Montenegro, com vagas para 1.172 presos. Já a ampliação da Modulada de Charqueadas – prometida inicialmente para abril – atrasou e só deverá ficar pronta no final deste mês.

Nenhum comentário: