sexta-feira, 20 de julho de 2012

MESMO PRESO, CONSEGUIU FAZER CURSO CNH

ZERO HORA 20 de julho de 2012 | N° 17136

Polícia investiga como assaltante fez habilitação. Agentes apuram se Papagaio cursou aulas para aprender a dirigir quando deveria estar preso

GIOVANI GRIZOTTI

No Vale do Caí, a polícia investiga como o assaltante de bancos Claudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, conseguiu tirar a carteira de habilitação em 2010, mesmo estando detido em um albergue de Montenegro. Ele obteve a carteira de motorista no Centro de Formação de Condutores Kaicer, em São Sebastião do Caí. A polícia tenta confirmar se Papagaio assistiu a 65 horas de aulas práticas e teóricas, exigidas por lei.

Em pelo menos um dos dias que assinou presença, ele estava recolhido ao Instituto Penal de Montenegro, de onde só tinha autorização para sair no horário de trabalho, conforme mostrado ontem em reportagem do RBS Notícias, pela RBS TV. É o que afirma a delegada Cleusa Spinato, responsável pela investigação:

– Neste dia, não poderia estar na aula. Sobre o restante dos dias, está sendo apurado.

No mesmo inquérito, a polícia investiga uma turma de alunos que teria frequentado aulas na noite de 31 de dezembro de 2011, em plena véspera de Ano-Novo. O diretor do centro de formação, Luiz Silva, admite que houve erro no lançamento das aulas, mas nega que tenha havido má-fé.

– Na virada do ano, não tem a mínima possibilidade (de ter havido aulas). Afirmo que houve um lançamento equivocado dessas aulas – declarou.

Ele também nega irregularidades envolvendo a habilitação de Papagaio.

Essa não é a primeira suspeita de fraude na formação de motoristas em São Sebastião do Caí. Em 2009, a equipe da RBS TV conseguiu comprar por R$ 230 um diploma para dirigir cargas perigosas do Centro de Formação de Condutores Silva, que foi descredenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas segue aberto por força de uma liminar da Justiça. Só neste ano, 18 CFCs foram punidos pelo Detran. O número é 63% maior do que o registrado em todo ao ano passado, quando foram aplicadas 11 penalidades.

– Além de cometer um crime, ele (o motorista) contribui para as insegurança do trânsito – afirma Ildo Mário Szinvelski, diretor-técnico do órgão.

O Superintendente de Serviços Penitenciários, Gelson Treisleben, anunciou a abertura de uma investigação para verificar se Cláudio Adriano Ribeiro estava autorizado a realizar o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habitação (CNH).

Nenhum comentário: