quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NOVA FACÇÃO MAIS VIOLENTA SE ORGANIZA EM PRESÍDIOS DE SP


FOLHA.COM 05/12/2013 - 03h15

JOSMAR JOZINO
DO "AGORA"



Uma nova facção criminosa tem atuado nos presídios de São Paulo sob a marca de ações violentas, como a decapitação de inimigos.

A organização chamada de Cerol Fino já foi responsável pela morte de pelo menos sete detentos neste ano em penitenciárias paulistas.

O nome do grupo, segundo agentes penitenciários, é uma alusão às linhas de pipa feitas com cola de madeira e caco de vidro moído, que cortam como navalha.

O preso Anderson de Castro Moraes Borges, 28, da Penitenciária de Andradina (627 km de SP), foi a última vítima da facção criminosa.

Borges dividia uma cela com outros dois detentos no setor disciplinar. Ele foi decapitado no último dia 28. O coração foi arrancado. A barriga foi cortada e a cabeça, colocada dentro dela.

Os dois presos acusados pelo crime foram transferidos para a Penitenciária 1 de Presidente Venceslau (611 km de SP). O presídio abriga, em setores separados, integrantes de diversas facções que cometeram falta grave no sistema prisional. Ao menos 50 deles são do Cerol Fino.

Segundo agentes penitenciários, detentos da facção também já mataram neste ano dois rivais na Penitenciária 1 de Itirapina (212 km de SP), um na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau, dois na Penitenciária de Presidente Prudente (558 km de SP) e um em Sorocaba (99 km de SP).

INQUÉRITO

A Secretaria da Administração Penitenciária não comentou a existência da facção, mas informou que abriu procedimento disciplinar para apurar a morte do preso e que foi instaurado inquérito.

Segundo a pasta, também será solicitada a internação em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) dos presos envolvidos na morte de Borges.

A pasta informou ainda que os presos já estão cumprindo sanção disciplinar.


JORNAL O SÃO GONÇALO, Redação 21/5/2012 10:16:35


'Cerol fino' leva oito em São Gonçalo


Parece ‘trabalho’ da ‘Besta’, do ‘Capeta’, ‘Belzebu’, ‘Coisa Ruim’ ou coisa parecida. Mas foram ações de bandidos de carne e osso mesmo. Uma série de oito assassinatos em sete bairros aterrorizou São Gonçalo neste final de semana. O ‘cerol’ passou ‘fino’ no Barro Vermelho, Colubandê, Venda da Cruz, Laranjal, Neves, Bairro Almerinda e Jardim Catarina. Nos sete casos nenhum criminoso foi identificado e preso pela polícia.

Somente na madrugada de sábado, a polícia registrou três homicídios em apenas três horas no município. Os crimes confirmam os dados do Instituto de Segurança pública (ISP) que mostram que, nos quatro primeiros meses deste ano, o número de homicídios dolosos - ou intencionais - na cidade, aumentou 7,62%, somando uma média de 1,8 pessoas assassinadas a cada dois dias no município.

Às 4h de ontem, alertada por uma denúncia anônima, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou corpos de dois homens no interior de um Fiesta vermelho, placa KOY-0704, na Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), Km 319, em Neves. Segundo a polícia, um dos rapazes é Rogério Miranda da Silva Júnior, 17 anos, que estava no banco de trás do carro vestindo bermuda e uma meia branca. Ele tinha marca de tiro no tórax. O outro jovem foi encontrado na mala do veículo, trajando apenas bermuda e com ferimentos na cabeça.

Os corpos foram removidos para o Instituto Médico legal (IML) de Tribobó, no início da manhã. A investigação sobre os homicídios será feita por policiais da 73ª DP (Neves), responsáveis pelo registro do caso.

Laranjal - Às 20h de ontem, o corpo de um homem, aparentando ter entre 25 a 30 anos, foi encontrado jogado numa rua deserta, no Laranjal, por moradores que ouviram os tiros e, em seguida, acioram policiais do 7º BPM (São Gonçalo). A vítima, que foi executada de joelhos e baleada na nuca, não era conhecida no local. O caso está sendo investigado pela 74ª DP (Alcântara).

Almerinda - Alfredo Fernandes de Melo, 30, morador do Bairro Almerinda, foi morto com tiros na cabeça e no tórax, na Estrada do Anaia, por volta das 16h30 de ontem. Segundo testemunhas, um Monza com três pessoas parou e chamou a vítima pelo nome, efetuando os disparos em seguida. Segundo familiares, Alfredo tinha quatro filhos e sua mulher estava grávida. O caso foi registrado na 75ª DP (Rio do Ouro).

Jardim Catarina - Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) encontraram o corpo de um homem não identificado, na tarde de sábado, no Jardim Catarina, em São Gonçalo. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

O cadáver apresentava sinais de decomposição e nenhum documento foi encontrado. O corpo foi localizado por uma moradora dentro de um terreno usado para o abastecimento de carros-pipa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros recolheu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó.

Execuções - Às 2h30 de sábado, o ajudante de pedreiro André Luiz Abad dos Santos, 41 anos, foi morto em frente a um bar na Rua Sá Pinto, no Morro do Martins. em Venda da Cruz. Às 4h, no Morro da Cruz, no Barro Vermelho, um corpo foi carbonizado no porta malas de um carro Agile, estacionado na Rua Egberto Magalhães. O sexo da vítima não foi identificado.

Às 5h30, o corpo de Antônio José de Souza, 72 anos, foi encontrado boiando dentro do Rio Colubandê, que corta a Estrada do Anaia, na localidade conhecida como Balanção. Todos os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó, onde aguardam a liberação de parentes. Os casos serão investigados pela 73ª DP (Neves) e 74ª DP (Alcântara).

Nova Cidade - Um homem de 27 anos, foi ferido por tiros de metralhadora, na noite de sexta-feira, quando conversava com amigos na Travessa Alexandre Cruz, em um dos acessos à comunidade da Chumbada, em Nova Cidade, São Gonçalo. Após ser atingido, ele foi socorrido e levado ao Pronto Socorro de São Gonçalo. De acordo com testemunhas, quatro homens armados, um deles com metralhadora, passaram atirando pela travessa. No momento do ataque, houve correria e pânico. A vítima não conseguiu fugir a tempo e acabou atingida. O caso será investigado pela 72ª DP (Mutuá).

Nenhum comentário: