domingo, 13 de fevereiro de 2011

FUGA EM MASSA DA CADEIA SUPERLOTADA.

Mais de 40 detentos fogem da cadeia de Barretos - O GLOBO, 12/02/2011 às 12h11m; Fernando Teixeira

SÃO PAULO - A Polícia Militar de Barretos, a 425 quilômetros de São Paulo,segue nas buscas para recapturar 43 detentos que fugiram da cadeia na região central da cidade, durante a noite desta sexta-feira. Ao menos seis fugitivos são alta periculoridade.

Segundo o delegado João Brocanello Neto, oito bandidos já foram presos. A fuga, segundo ele, ocorreu por volta das 20h 40m, na cadeia que fica no entroncamento da avenida Três com a rua Trinta, região central da cidade.

" Ao menos meia dúzia eram muito perigosos "

- A Polícia Militar e a Civil está levantando informações como residência de familiares, locais que os marginais e costumam frequentar. As busca só acabam quando o último for preso. Ao menos meia dúzia eram muito perigosos

Brocanello Neto, relata que a os bandidos serraram as grades, renderam os seguranças e roubaram armas, celulares e dinheiro.

- Uma espingarda calibre 12 já foi recuperada, mas uma pistola calibre 45 está com os marginais. Uma caminhonete foi roubada perto da delegacia. A vítima relatou que foi um bando quem o assaltou. Acreditamos que foi para fuga.

A cadeia tem capacidade para 45 presos, mas abrigava 96.

Polícia de Barretos, em São Paulo, prende o 12º fugitivo - O GLOBO, 13/02/2011 às 09h17m; Fernando Teixeira

SÃO PAULO - A Polícia de Barretos, a 425 quilômetros de São Paulo, prendeu o 12º fugitivo da fuga em massa , que aconteceu durante a noite desta sexta-feira. Alexandre Rogério Almeida, de 27 anos, andava por uma rua perto de onde ele mora, quando foi abordado pela polícia. Ao todo, 43 presidiários fugiram cerrando as grades e rendendo os carcereiros. Seis dos fugitivos são considerados de auta periculosidade. Segundo a delegada Silvana Matias, as diligências continuam pela cidade.

A delegada ressalta que Almeida não é considerado de alta periculosidade, pois foi condenado por roubo e furto e não por crimes mais graves com tráfico e assassinato. Ele e os outros 11 fugitivos foram levados à Delegacia Seccional, que abriga presos de forma provisória.

- Ele transitava na rua, perto de onde ele mora, quando foi abordado pela polícia; não ofereceu resistência. A maioria dos foragidos é da própria cidade e não tem para onde ir. Geralmente eles visitam parentes. Muitas vezes eles dão mole para retornar e cumprir o restante da pena.

Silvana ressalta que a lei brasileira não prevê acréscimo de pena quando o condenado foge.

- Só acresce quando eles cometem outros crimes, ou atos de violência. Agora, àquele que fez o carcereiro de refém terá acréscimo na sua condenação.

Funcionários da Cadeia Pública de Barretos não souberam informar qual a periculosidade dos fugitivos que foram apreendidos, pois todos chegam sem documentos. Na segunda-feira, a polícia levará a documentação ao cartório para comprovar a identificação dos detentos.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - NO Brasil, fugir não dá nada. É um direito do preso. Agora, se fosse em outro país, os fugitivos teriam penas disciplinares, acréscimo de pena, mudança de regime e mudança para um presídio com nível maior de segurança. Mas, neste nosso país das leis e da justiça benevolências...

Nenhum comentário: