sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FUGA DA FASE - ADOLESCENTES INFRATORES ESPANCAM E AMARRAM MONITORES

Grupo foge da Fase após amarrar dois monitores. Doze adolescentes subiram em um muro e escaparam por buraco em tela - ZERO HORA 25/02/2011

Um grupo de 12 adolescentes infratores abrigados na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado (Fase) fugiu por volta das 16h30min de ontem, em Porto Alegre, após amordaçar e fazer reféns dois monitores. Eles estavam alojados no Centro de Atendimento Socioeducativo Porto Alegre II (Case POA II), na Vila Cruzeiro. Até o fim da tarde, 10 fugitivos ainda não haviam sido recapturados.

Conforme a direção da Fase, os funcionários não ficaram feridos – mas um servidor relatou a Zero Hora que um dos monitores foi espancado pelos rebelados.

– Eles machucaram o monitor, ele está muito abalado – afirmou o funcionário, que pediu para ter a identidade preservada.

Ele conta que os dois colegas foram agarrados por um bando de adolescentes que jogava futebol numa quadra de esportes situada no térreo da instituição. A dupla de servidores foi amarrada com cadarços. Nenhum dos garotos usava arma. Entre a tomada dos reféns e a fuga transcorreram cerca de 15 minutos.

Os internos subiram num muro e escaparam por uma tela que recobre a parede, rasgada justamente para facilitar a fuga. Há a suspeita de que dois carros vistos no lado de fora do prédio tenham sido usados na escapada.

– O Judiciário fiscalizou a casa esta semana e tudo está em ordem. Tenho certeza que a tela foi aberta de fora para dentro. Eles planejaram há tempo a fuga – acredita o servidor.

A escapada só foi percebida porque uma terceira funcionária (dos quatro que guarneciam a ala com 30 adolescentes) percebeu a movimentação e avisou, por telefone, a direção.

Os dois reféns foram libertados pelos colegas e levados a um hospital, para exames. Estão traumatizados psicologicamente, por isso não quiseram falar. A Brigada Militar fez buscas na região e conseguiu recapturar dois dos fugitivos na tarde de ontem.

FASE - CASE POA II

- O Case POA II tem capacidade para 76 adolescentes e foi constituído a partir de reforma do antigo Abrigo Juvenil Feminino (AJF). Ele fica na Avenida Jacuí e se destina ao atendimento de adolescentes provenientes do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre

Nenhum comentário: