quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PRESÍDIO NOVO, VAZIO E CHEIO DE PROBLEMAS

ZH 17/12/2014 | 19h12

Medida temporária. Vazia desde a inauguração, penitenciária de Venâncio Aires é interditada
Espaço com capacidade para 529 apenados foi inaugurado há três meses e foi impedido, nesta quarta-feira, de receber detentos devido à carência de serviços mínimos



Susepe estima que penitenciária fique pronta até o final de setembro Foto: Susepe / Divulgação


Uma vistoria realizada nesta quarta-feira por uma comitiva formada pelo Poder Judiciário, Ministério Público (MP), OAB e prefeitura de Venâncio Aires definiu pela interdição temporária da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.

Conforme relatório, a casa prisional, que foi inaugurada há três, não apresenta condições de receber transferência de apenados devido à carência de serviços mínimos para o adequado funcionamento.

De acordo com a prefeitura, foram detectados problemas nos equipamentos da lavanderia, na cozinha, nas mesas instaladas no pátio para servir de refeitório aos apenados, no equipamento de odontologia e ainda há falta de profissionais na área da saúde.


Não há previsão de liberação da estrutura, mas, segundo o relatório encaminhado pela Justiça, a penitenciária só poderá receber detentos quando “estes equipamentos e serviços sejam contemplados”.

Construída no sistema pré-moldado, a Penitenciária de Venâncio tem quatro módulos, com capacidade para 529 apenados. No local, devem trabalhar 150 agentes penitenciários, 12 agentes administrativos e dez técnicos superiores para entrar em funcionamento.

Nenhum comentário: