sexta-feira, 20 de junho de 2014

PROTESTO DE MORADORES PEDE FECHAMENTO DE PRESÍDIO

ZERO HORA 20/06/2014 | 16h02

Em protesto, população pede fechamento do Presídio Estadual de Novo Hamburgo. Ato foi organizado após morte de empresário, no qual o principal suspeito é um apenado da casa penal do município

por Micheli Aguiar


Protesto foi organizado em frente ao Fórum de Novo HamburgoFoto: Charles Dias / Especial


Vestidas de preto e gritando por justiça e segurança, cerca de 300 pessoas se reuniram em frente ao Fórum de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, para pedir paz no município. O ato foi organizado depois de mais um crime cometido por um apenado do Presídio Estadual da cidade. Na segunda-feira o empresário Gabriel Rodrigues, de 32 anos, foi morto com quatro tiros depois de reagir ao ver a esposa sendo feita refém dentro de casa.


O protesto desta sexta-feira tinha como principal foco o pedido de suspensão das saídas dos detentos do semiaberto ou mesmo o fechamento do presídio. De acordo com levantamento da Polícia Civil, cerca de 90% dos crimescometidos na cidade tem algum grau de envolvimento de apenados da casa prisional.

– Nós queremos a garantia da segurança pública à socidade hamburguense ou mesmo o fechamento do presídio até a restauração da ordem. Assim como está não pode ficar – afirma a advogada e uma das organizadoras do ato Andrea Schneider Beckenkamp.

A família do empresário estava no protesto. A esposa Fernanda Zagury Rodrigues, 31 anos, muito abalada, entregou, junto com o filho de cinco anos, um documento à juíza Traudi Beatriz Grabin, responsável pela Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo, pedindo ajuda nas questões que envolvem o presídio de Novo Hamburgo. A magistrada falou que vai analisar o pedido, mas que não cabe a ela mudar as leis.

– Meus filhos não vão viver sem um pai, mas sem 'o' pai. A gente está cansada dessa insegurança toda. Isso precisa ter um basta – desabafou Fernanda.

Filho de 5 anos do casal busca conforto no colo da mãe
Foto: Charles Dias

O principal suspeito do crime é Ronaldo da Rosa Moreira, de 21 anos. Preso a cinco quadras da casa do empresário, ele admitiu ter atirado contra Rodrigues. O jovem cumpria pena por roubo no presídio de Novo Hamburgo, mas estava foragido desde o final do ano quando ganhou saída provisória de cinco dias. Moreira também é suspeito de ter participado de outro homicídio em Novo Hamburgo.

Nenhum comentário: