segunda-feira, 23 de junho de 2014

PRESO ALUGAVA APARTAMENTOS QUE NÃO ERAM DELE DE DENTRO DA CADEIA

TV GLOBO FANTÁSTICO 22/06/2014 23h25

Condenado a 102 anos de prisão e usando apenas um celular, um bandido publicava anúncios em jornais e alugava apartamentos que não eram dele.





O Fantástico denuncia mais um crime praticado de dentro da cadeia: o golpe do falso aluguel. Condenado a 102 anos de prisão e usando apenas um celular, um bandido publicava anúncios em jornais e alugava apartamentos que não eram dele.

“Pessoas bem arrumadas, bem vestidas, tu nunca vai desconfiar. E acaba tomando um golpe desses”, conta o garçom.

O garçom morava em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e caiu no golpe do falso aluguel.

“É inacreditável. Até hoje não me caiu a ficha ainda”, destaca.

O golpe do falso aluguel tem início dentro do presídio central, em Porto Alegre. Fernando Martins Marques, o Fernandinho, condenado a 102 anos de prisão por assaltos, comandava tudo de dentro da cadeia.

Fernandinho se fazia passar por um empresário. Para se comunicar usava um celular.

“Essa pessoa ligava pra uma agência de recursos humanos se dizia um empresário de Caxias do Sul que estava abrindo uma filial de uma empresa de importação e exportação aqui em Porto Alegre e que ele precisava então recrutar de quatro a seis moças para trabalharem pra ele”, disse a delegada Carmen Régio.

A empresa de recursos humanos, que nem imaginava que Fernandinho era um criminoso, indicava as funcionárias para o trabalho.

“Essas pessoas interessadas iam até o RH e deixavam os seus currículos e o RH passava os dados dessas pessoas pra ele”, conta a delegada.

Fernandinho: Estou te ligando para te dar uma notícia. A partir de agora se tu quiser realmente vestir a camisa da empresa e me prometer que vai ser uma pessoa pontual, vai te dedicar bastante, ao máximo, faz parte da minha equipe.

Funcionária: Legal, muito obrigada!

Contratada, a funcionária recebia as ordens.

“Eu preciso que tu vá até determinada imobiliária, tire uma chave, entregue pro motoboy assim’, assim em tal lugar e essas moças então faziam isso”, conta a delegada.

O objetivo era clonar a chave de um imóvel que estivesse para alugar. A funcionária nem desconfiava que integrantes do bando de Fernandinho fora da cadeia, iam fazer cópias das chaves para aplicar um golpe.

O passo seguinte era anunciar o imóvel em jornais como se Fernandinho fosse o verdadeiro proprietário. Para atrair interessados, as condições para alugar eram ótimas, não precisava nem de fiador.

Fernandinho: Ali é um imóvel de dois dormitórios, sala com dois ambientes, é um imóvel bem grande, todo reformado.
Fernandinho: R$ 900 o aluguel.
Possível locatária: Bem bom.

Nesse momento, entra na história Shaiana Alves companheira e cúmplice de Fernandinho.
Ela encaminhava o contrato falso de locação onde havia a cobrança de uma taxa caução. Era aí que os bandidos lucravam. A caução podia chegar a R$ 3 mil reais.

O garçom que foi vítima do golpe, e aparece indignado no início da reportagem, conta que fechou o negócio, assinou o contrato e pagou R$ 1,8 mil de caução. Quando chegou com a família para morar...

“A chave só abriu a da portaria. Eu subi até a porta do apartamento, não abriu porta de grade, não abriu porta normal de apartamento, não abriu nada, nada. Chaves de mentira”, disse.

O síndico do prédio desconfiou e alertou o verdadeiro dono do apartamento que, na mesma hora, registrou um boletim de ocorrência. E fez mais, pediu o anúncio, ligou para o número e fingiu estar interessado em um imóvel.

“Fui até lá e dei um flagrante numa mulher lá dentro mostrando o apartamento para as pessoas. Conduzi ela até a 3ª DP onde eu já tinha registrado uma ocorrência”, diz.

As funcionárias contratadas pelo criminoso Fernandinho também já estavam achando tudo estranho.

“Ele marcava em lugares, mas nunca aparecia. Sempre era a assistente dele que me dava os envelopes com chaves”, conta uma das vítimas recrutadas.

Ao perceber que estava sendo desmascarado, o criminoso liga ameaçando a dona da empresa que recrutava as funcionárias.

Fernandinho: Eu sei onde te achar. Eu vou te enforcar dentro dessa sala aí.

Segundo a polícia, Fernandinho e a companheira Shaiana já fizeram mais de 100 vítimas. Os golpes estão sendo investigados. A cúmplice do criminoso está respondendo ao inquérito em liberdade e a Justiça negou autorização para buscas na cela de Fernandinho.

Fernandinho: Eu estou há 12 anos desse ramo e eu sou a voz. Ninguém me conhece e ninguém vai me conhecer.

Nenhum comentário: