terça-feira, 1 de maio de 2012

PRESÍDIO CENTRAL VAI SER TEMA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


CADEIA EM COLAPSO. Situação do Central vai ser tema na Assembleia - ZERO HORA 01/05/2012

Ao receber os laudos sobre a situação do Presídio Central de Porto Alegre, ontem pela manhã, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), considerou como urgentes ações que solucionem os problemas do local, que sofre com a superlotação e a degradação estrutural.

Postal informou que cópias dos documentos – entregues pela OAB-RS, Cremers e Crea/RS – serão repassadas a todos os deputados estaduais. Além disso, o tema será levado à discussão na reunião da Mesa Diretora e dos líderes partidários, na próxima semana.

De acordo com Postal, os relatórios exibem um Presídio Central ainda pior do que as pessoas imaginam.

– Devemos sensibilizar o Rio Grande para que se possa tirar dessa situação os detentos que lá se encontram, a partir de um cronograma – disse.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Esperamos que não fique no debate, nos discursos, na troca de acusações e na demagogia política para aplacar uma indignação cíclica. Até agora, o parlamento foi omisso, indiferente e distante das soluções para o presídio central. A não ser em raras visitas ocasionais provocadas pelas reportagens da imprensa, o parlamento numa se preocupou em fiscalizar as políticas prisionais a cargo do Poder Executivo e nem com a morosidade dos julgamentos pelo Poder Judiciário, nem mesmo diante das evidências de superlotação, condições desumanas e violações de direitos humanos praticados dentro dos presídios. O corporativismo de bases aliadas, formatadas por interesses individuais e das siglas partidárias que absorve cargos e vantagens pecuniárias, amoordaçam, amarram e tornam cego o parlamento, impedindo de fiscalizar o Poder Executivo e de exigir a execução das leis e a implementação de políticas positivas que atendam o clamor da sociedade e dos apenados que desejam se recuperar.

A PROPÓSITO: Espero que as denúncias de agora e os laudos sobre a situação do Presídio Central resultem em ações saneadoras e não sirvam apenas para "chamar a atenção dos deputados", mas que tenha o propósito de encontrar soluções e responsabilidades, inclusive dos próprios deputados.

Nenhum comentário: