sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FUGA NA PAPUDA - AGENTES PRISIONAIS SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO E COAÇÃO

Presos suspeitos de coagir testemunhas na investigação sobre fuga na Papuda - BLOG DA ANA MARIA CAMPOS, CORREIO BRAZILIENSE, 14.10.2011 09:05

O Ministério Público e a Polícia Civil do DF cumprem nesta manhã (14) cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão contra agentes de atividades penitenciárias suspeitos de interferir nas investigações sobre a fuga de presos na Papuda, ocorrida em março.

Até o momento, três pessoas foram presas e duas ainda não foram localizadas, entre as quais o presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen), Leandro Allan Vieira.

Uma investigação do Ministério Público do DF apontou suspeita de que agentes de atividades penitenciárias, cuja carreira é conhecida como tecpen, estavam coagindo testemunhas para favorecer colegas envolvidos na fuga.

Uma das testemunhas, um preso identificado como Júlio César -- que estava na cela ao lado dos criminosos quando escaparam da ala de segurança máxima da Papuda em março -- foi espancado e obrigado a gravar um vídeo em que inocentava um dos técnicos mais enrolados no episódio.

Um dos técnicos que participou da gravação relatou à Polícia Civil do DF a coação ocorrida contra o preso. O vídeo foi entregue ao Ministério Público e disponibilizado no Youtube.

A prisão preventiva foi decretada pela Vara Criminal de São Sebastião. Nesta manhã, houve busca e apreensão na casa dos envolvidos e também na Papuda, onde foram vasculhados armários dos técnicos que tiveram a prisão decretada.

A operação é realizada pelo Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC) e Promotoria Criminal de São Sebastião do Ministério Público do DF, em parceria com a Polícia Civil. Os presos estão sendo levados para a 30ª Delegacia de Polícia (DP) em São Sebastião.

Nenhum comentário: