segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DOMINADO - ESCOLHENDO QUEM PODE ENTRAR NAS GALERIAS

Apenados escolhem quem pode entrar nas galerias - O PIONEIRO, 10/10/2011

A perda de controle do Estado dentro das galerias da Percs atinge também o judiciário. Na opinião da juíza Sonáli da Cruz Zluhan, titular da Vara das Execuções Criminais, o presídio enfrenta problemas para alojar apenados nas galerias. As guerras de quadrilhas que motivam parte dos assassinatos nas ruas de Caxias se perpetuam dentro do sistema prisional. Muitas dessas disputas, aliás, se iniciaram atrás das grades.

– Hoje, é necessário consultar em cada galeria qual é o preso que pode entrar para cumprir pena, porque eles tomaram conta. Não tenho como resguardar a integridade física de um preso no momento em que ele não é aceito na galeria. Eles estão soltos o dia inteiro e acabam acontecendo as mortes, como a que aconteceu – avalia Sonáli, lembrando do assassinato de Rodrigues, em maio.

Para magistrada, a perda do controle na Percs tem como causa a ausência de um projeto de ressocialização adequado para o modelo de tratamento penal proposto durante a construção da cadeia. Sonáli argumenta que o Estado perde espaço à medida que não consegue sequer suprir necessidades básicas do preso, como a higiene.

Pelo menos 14 celas da Penitenciária Regional do Apanhador não são ocupadas porque foram parcialmente destruídas em uma rebelião em junho de 2010 e apresentam problemas estruturais.

Nenhum comentário: