terça-feira, 15 de julho de 2014

LÍDER DE GRUPO DE EXTERMÍNIO É MORTO DENTRO DA PASC


ZERO HORA 14/07/2014 | 16h31

Condenado até 2041, traficante é encontrado morto na Pasc. Criminoso era considerado um dos mais temidos do Estado e somava 45 anos de condenações

por José Luís Costa


Considerado um dos criminosos mais temidos do Estado, Jaime Evangelista Pires, 41 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Nego Jaime, como era conhecido, tinha sinais de enforcamento e estava dentro de uma cela de isolamento.

Envolvido com o tráfico de drogas, Pires tinha condenações que somavam 45 anos, até 2041, por roubos, homicídio, e falsificação de documentos. Em 2009, foi preso com um grupo de criminosos na Operação Cova Rasa, sob suspeita de encomendar a morte de dezenas de desafetos por causa de dívidas de tráfico ou por disputa de bocas de fumo, em Canoas.


Por ser considerado perigoso, ele passou 12 meses em uma prisão federal em Campo Grande (MS) entre 2009 e 2010. De volta à Pasc, Pires estaria se sentindo ameaçado por ter brigado no final de 2012 com um ex-comparsa, também preso no complexo. Mesmo recolhido, Nego Jaime continuaria comandando crimes por celular. Em setembro de 2013, foram apreendidos na cela dele um carregador, uma bateria, dois pedaços de serra e um chip, escondidos no vaso sanitário.

Nos últimos dias, o detento apresentava sinais de depressão, com medo de ser assassinado ou de algum familiar ser morto. Pediu para ser transferido de uma galeria para o isolamento (triagem), o que ocorreu na semana passada. Pires recebeu atendimento psiquiátrico, mas seguiu desanimado. No final de semana, teria se recusado a receber visitas. A morte será investigada pela Polícia Civil.



CID MARTINS, CASO DE POLÍCIA


Suspeito de liderar grupo de extermínio em Canoas é encontrado morto dentro da PASC


Um dos suspeitos de liderar grupo de extermínio em Canoas, Jaime Evangelista Pires, éencontrado morto na manhã desta segunda-feira (14) dentro de uma das celas da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC). A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) ainda não sabe as circunstâncias do óbito. A perícia foi acionada.

Pires foi investigado, junto com outros suspeitos, por comandar de dentro das cadeias cerca de 150 assassinatos na Região Metropolitana de Porto Alegre entre os anos de 2008 e 2009. Também chamado de “Nego Jaime”, Pires tinha 36 anos em 2009 e na época já estava preso há 12 anos por homicídios e assaltos. O grupo foi desarticulado no mesmo ano na chamada Operação Cova Rasa..


Operação Cova Rasa

A investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas apurou que os homicídios, inicialmente no município, estavam ligados ao tráfico de drogas e que foram encomendados de dentro de presídios. O grupo de extermínio teve 69 integrantes presos em 2009 em uma grande ação que contou com 500 agentes. Todos estariam envolvidos nos 150 assassinatos na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A operação foi chamada de Cova Rasa porque o alvo principal eram os autores de homicídios que costumavam abandonar os corpos sem se preocupar em escondê-los, largando os mesmos em barrancos e valas. A maioria era integrante da própria quadrilha ou usuários de crack que não pagavam as dívidas.

Processo

A quadrilha foi responsabilizada pelos homicídios e 23 integrantes foram indiciados. Os mesmos foram denunciados pelo Ministério Público e logo depois viraram réus em processos que ainda seguem até hoje, alguns já julgados. No próximo mês, mais um dos acusados vai a julgamento.

Nenhum comentário: