sábado, 10 de agosto de 2013

PM É PRESO COM DROGAS DENTRO DO PRESÍDIO CENTRAL


ZERO HORA 10 de agosto de 2013 | N° 17518

ITAMAR MELO, colaborou José Luís Costa


FARDA NO CRIME. Soldado da BM é suspeito de receber propina para repassar maconha, crack e celulares a detentos


Um policial militar foi preso em flagrante dentro do Presídio Central de Porto Alegre por suspeita de tráfico de drogas. Ele atuava desde 2011 como guarda interno na casa prisional. Uma revista em seu armário levou à apreensão de cerca de meio quilo de maconha e de pedras de crack.

Entre seus pertences também foram encontrados telefones celulares e aproximadamente R$ 8 mil. A suspeita é de que o policial militar repassava as drogas e os aparelhos para os detentos. A quantia elevada em dinheiro seria indício de que o PM realizou uma negociação recente com presidiários.

Com duas décadas de Brigada Militar, o soldado veio de São Sebastião do Caí para integrar a força-tarefa em ação nas cadeias gaúchas. A rotina dele era passar quatro dias seguidos no presídio, intercalados com períodos de folga de outros quatro dias.

Na madrugada de quarta-feira, segundo informações coletadas por Zero Hora, um celular tocou no interior do seu armário, no alojamento para PMs que existe junto à portaria do Central. Um colega que estava no local abriu a porta para atender à chamada e deparou com a droga, os aparelhos e algum dinheiro. Uma busca posterior em outro armário levou à localização de mais dinheiro, totalizando os R$ 8 mil.

O nome e a idade do soldado não foram revelados. Segundo o tenente-coronel Osvaldo Luís Machado da Silva, diretor do Presídio Central, o suspeito foi recolhido ao Presídio Policial Militar.

– Como se trata de um crime militar, o flagrante foi feito pelo efetivo da Brigada no presídio – afirmou o tenente-coronel.

Casos envolvendo servidores se repetem em outras prisões

Nos últimos anos, servidores foram presos em diferentes penitenciárias do Estado por tráfico de celulares, drogas ou armas para os presos.

Um dos casos envolveu o próprio Presídio Central: em 2012, um sargento da força-tarefa da Brigada Militar em atuação nas cadeias foi detido pelos colegas depois de uma apreensão de cinco armas em uma galeria da facção Os Manos. O policial seria fornecedor de celulares, pistolas e revólveres para apenados.


PROPINA NO CÁRCERE. Série de ZH revelou crimes praticados por agentes penitenciários

- A prisão do policial militar suspeito de traficar drogas no Presídio Central indica que continua aberta uma chaga revelada por Zero Hora em abril de 2010, na série de reportagens Corrupção nas Cadeias.

- O trabalho mostrou como agentes penitenciários alimentavam o crime, ao levar drogas e armas a criminosos e ao permitir que apenados do regime semiaberto saíssem à rua sem autorização judicial.

- A série de Zero Hora também revelou que agentes extorquiam dinheiro e torturavam detentos.

Nenhum comentário: