sábado, 10 de agosto de 2013

LÍDER DOS MANOS RETORNA E PODE UNIR FACÇÕES

ZERO HORA, 10 de agosto de 2013 | N° 17518

EDUARDO TORRES

AUTORIDADES EM ALERTA.Líder de facção retorna a penitenciária gaúcha

Desde a semana passada, Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona, 34 anos, está de volta à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Considerado um dos chefes do crime mais poderosos no Estado até 2011, o então líder da facção Os Manos passou dois anos e quatro meses recluso no Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Agora, as autoridades buscam entender qual a posição que terá na nova configuração de forças das facções nos presídios.

Há o temor de que ele seja a peça que faltava para que a aliança entre Os Manos e o traficante Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão da Conceição, tome forma. A guerra do tráfico na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, em Porto Alegre, pode ficar mais violenta. Na Pasc, os últimos meses foram marcados por transferências de presos da galeria B, dominada pelos Manos, para a galeria D, onde está o patrão da Vila Maria da Conceição.

Do outro lado da trincheira, detentos ligados à facção dos Abertos estariam se aproximando da galeria C, comandada pelos Bala na Cara. O juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Sidnei Brzuska resume o maior temor de quem acompanha a vida nas cadeias:

– Tudo o que é articulado por eles na prisão, se repete, a partir de ordens, nas ruas. Não há nada ideológico nisso, são alianças com interesses puramente econômicos para tomada de bocas e lucro com o tráfico.

Por enquanto, Maradona é mantido em um setor isolado da Pasc, mas já teria solicitado a sua volta à galeria da facção Os Manos. Mesmo afastado do RS por mais de dois anos, ele não deixou de fazer articulações. Relatórios da penitenciária de Catanduvas revelam que as visitas íntimas da mulher serviam para que ele enviasse ordens à Região Metropolitana.

Maradona foi transferido para Catanduvas em abril de 2011 como medida para cortar o seu poder. Uma série de medidas disciplinares frearam sua influência. A permanência na penitenciária federal chegou a ser renovada duas vezes, mas, em junho, novo pedido do Ministério Público Federal para que permanecesse em Catanduvas foi negado pela Justiça.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Onde está o comprometimento do sistema que permite o retorno de um líder criminoso que pode unir e fortalecer o crime no RS e causar temor às autoridades? Por esta e outras é que não entendo a vigência desta postura com a aceitação passiva de todos.

Um comentário:

Unknown disse...

quantos anos ele ta preco e pq ele tA PRECO