quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VIOLÊNCIA: LAMENTAÇÃO OU AÇÃO?


JORNAL DO COMÉRCIO, 20/12/2012


Dirce Habkost de Carvalho Leite


Há quinze anos, a Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário/Faesp trabalha para favorecer a reintegração social do ex-apenado. Constatou-se, nesse tempo, que a grande demanda dos indivíduos interessados em não reincidir criminalmente é por trabalho. No entanto, observa-se, igualmente, que, ao retornarem à liberdade, os egressos não apresentam as condições exigidas ao exercício laboral, marcados que estão pelos efeitos perversos da prisionização, evidenciados em suas vulnerabilidades físicas, psíquicas, emocionais, educacionais e sociais, necessitando de um tempo e de um espaço concebidos para atender a suas necessidades iniciais no convívio com a liberdade.

A sociedade sofre todos os dias o crescimento da violência em grande parte devido à reincidência criminal. A sociedade lamenta e acusa os órgãos públicos, reivindicando mais e mais presídios. Cobra investimentos na segregação e se omite no investimento essencial: a recuperação humana. A sociedade lamenta e esquece de fazer a sua parte, esquece de agir para evitar ou minimizar a reincidência criminal. A ação esperada é a de oferecer aos egressos oportunidades e experiências que apontem para caminhos de evitação do retorno ao crime.

Atuando há quinze anos visando a reintegração social do egresso, a Faesp tem como lema “Reintegrar Para Não Reincidir” e atuar através de programas que confiram liberdade qualificada tornando o egresso novamente cidadão. A Faesp não lamenta. A Faesp age! No ano de 2012, os índices de não reincidência dos egressos atendidos foi de 85,78%. Esses resultados falam por si. A Faesp busca parceiros, necessita de voluntários, espera auxílio. Mude da lamentação para a ação.

Pedagoga, voluntária da Faesp

Nenhum comentário: