sábado, 29 de setembro de 2012

NO SEMIABERTO E COM ANTECEDENTES, DETENTO É INDICIADO POR ESTUPRO E MORTE DE JOVEM NA SAÍDA DE BAILE

 
ZERO HORA 29 de setembro de 2012 | N° 17207

JOVEM SUMIDA. Detento é indiciado pela polícia de Agudo


Para a Polícia Civil, Rogério Oliveira, 42 anos, então detento do regime semiaberto no Presídio Regional de Agudo, dopou, estuprou, matou e ocultou o corpo da estudante Daniela Ferreira, 19 anos, nas primeiras horas da manhã do dia 29 de julho. O corpo da vítima nunca foi encontrado, tampouco o suspeito confessou ter culpa, mas o inquérito foi concluído e remetido ao Judiciário. Oliveira foi indiciado por homicídio qualificado, estupro e ocultação de cadáver.

O delegado titular de Agudo, Eduardo Machado, diz que o caminho para a convicção sobre o caso une peças de um complexo quebra-cabeças formado por indícios e provas que compõem a materialidade do crime. Muitas das certezas estão amparadas em depoimentos de testemunhas, que afirmam que o suspeito – que estava no mesmo baile em que Daniela foi vista pela última vez – observou o grupo em que a vítima estava com interesse de pretendente. Elas atestam também que Oliveira sumiu entre 6h e 18h30min do domingo em que Daniela desapareceu e que, ao retornar, contou ter cometido o crime. O delegado cita, ainda, os antecedentes de estupro e assassinato – crimes pelos quais Oliveira responde desde 1993 –, além de vestígios de materiais genéticos da vítima na roupa do suspeito.

– A materialidade do crime é composta por provas que levam a concluir um fato. Nesse caso, temos outros elementos que permitem à polícia essa convicção – diz Machado.

O delegado acredita que a ausência de um corpo não deve prejudicar o julgamento do suspeito. Oliveira está preso em regime fechado na Penitenciária Estadual de Santa Maria.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - O Brasil é o país da impunidade e do descontrole. Um detento do regime semiaberto pode ir a bailes na madrugada? Quem controlava o retorno deste preso? Com antecedentes de estupro e assassinato como pode receber o beneficio do semiaberto e a licença para ir a bailes na madrugadar? O resultado só pode dar nisto, com uma inocente que pode ter sido morta com crueldade e com familiares sofrendo a incerteza da perda de uma pessoa amada que foi se divertir num baile. Infelizmente, nossos governantes não se sensibilizam para isto.

O desaparecimento
- Daniela Ferreira desapareceu no dia 29 de julho, na saída de um baile em Agudo.
- O suspeito, Rogério Oliveira, 42 anos, cumpria pena no regime semiaberto no Presídio Estadual de Agudo e também estava no baile. Ele foi identificado por câmeras de segurança cruzando pela jovem por volta das 6h da manhã do dia 29. Desde então, Daniela nunca mais foi encontrada.
- No dia 14 de setembro, o resultado da perícia nas roupas do suspeito indicaram a presença de material genético da jovem.

Nenhum comentário: