segunda-feira, 24 de setembro de 2012

INFOPEN-RS ENTRA EM OPERAÇÃO

CORREIO DO POVO, 24/09/2012

InfoPen-RS entra em operação hoje. Sistema Integrado de Informações Penitenciárias auxiliará instituições


Equipamentos serão utilizados pelos 97 estabelecimentos penais
Crédito: neiva motta / divulgação / cp


O Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen-RS) começa a operar hoje. Ele permite a centralização de informações dos detentos e visitantes por meio da identificação biométrica, conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Atualmente, segundo o responsável pela instalação do software, Anderson Prochnow, 70% dos estabelecimentos penais já contam com coletores de impressão digital - que faz o cadastramento do polegar do detento e dos visitantes.

Ainda faltam, salientou Prochnow, algumas casas prisionais instalarem as leitoras, que já foram compradas. A estimativa é que, até outubro, os 97 estabelecimentos penais já estejam operando o sistema.

Prochnow destacou que a meta é aumentar o controle e evitar o ingresso com nomes falsos. Todas as prisões terão acesso aos dados que serão atualizados continuamente, da mesma forma a Polícia e a Justiça. As informações do sistema poderão ser utilizadas pelas instituições de segurança, via Sistema de Consultas Integradas, onde constam foto e ficha criminal dos presos.

O investimento total para a implantação do sistema foi de R$ 3 milhões, contando o repasse do governo federal e a contrapartida do Estado. A verba foi utilizada na compra de equipamentos, computadores, impressoras, coletores digitais e webcams.

O InfoPen é um software de coleta de dados do sistema penitenciário, para integração das instituições que administram as casas prisionais de todo o Brasil. O sistema possibilita a criação dos bancos de dados tanto federal como estadual sobre os estabelecimentos penais e as populações carcerárias.

Nenhum comentário: