terça-feira, 25 de setembro de 2012

CONTROLE BIOMÉTRICO

 
ZERO HORA 25 de setembro de 2012 | N° 17203

NOVO SISTEMA. Susepe passa a usar controle biométrico


Novidade deve ser implantada em todas as prisões gaúchas em até 90 diasAo unificar os sistemas de identificação de presos e visitantes, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) quer aumentar o rigor no controle de quem entra e sai das cadeias. Se já estivesse em funcionamento no ano passado, o novo sistema que usa um software de reconhecimento biométrico poderia ter evitado a fuga do apenado Sandro Alexandre de Paula da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Odetento trocou de lugar com o irmão que o visitava em um domingo de junho e saiu pela porta da frente. Em 27 das 97 casas prisionais, que abrigam 70% dos detentos, os equipamentos foram instalados e os computadores já estão conectados ao chamado Infopen RS. Desenvolvido pela Procergs, substitui dois sistemas independentes usados até agora para identificação de detentos e visitantes. Responsável pelo projeto, o agente Penitenciário Anderson Prochnow acredita que o sistema esteja operando em todos os estabelecimento em 90 dias.

– Os coletores de digitais já foram comprados e serão instalados agora em casas menores no Interior – diz.

Programa inviabiliza o uso de nomes falsos nas visitas

Segundo a chefe da Divisão de Controle Legal (DCL) da Susepe, Marli Anne Stock, a principal vantagem da mudança é que o programa inviabiliza o uso de nomes falsos durante visitas, pois será necessário o reconhecimento por digitais. Outro benefício apontado por ela é a redução do tempo gasto na fila pelos familiares nos dias de visita. Depois de cadastrada pela primeira vez, a pessoa precisará apenas se submeter ao reconhecimento biométrico, como já é rotina em academias e clubes da Capital.

Com o novo sistema, as saídas de albergues de apenados do semiaberto também serão melhor controladas. Os livros de movimentação de presos deixam de existir, e as informações passam a estar disponíveis no Consultas Integradas, usado por Brigada Militar e Polícia Civil. Além de aumentar a rigidez no monitoramento de detentos, a informação em tempo real ajudará em investigações criminais. Será possível saber, pela internet, se um apenado estava ou não dentro do albergue em um determinado momento.

Hoje a consulta tem de ser feita, por telefone, diretamente à direção da instituição penal.

Nenhum comentário: