domingo, 23 de setembro de 2012

CONTROLE DIGITAL

CORREIO DO POVO 23/09/2012 13:42

Presídios gaúchos devem ter controle digital de ingresso até outubro

Sistema busca evitar entrada de pessoas com nomes falsos

Presídio Central em Porto Alegre é o maior do Estado<br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion / CP Memória
Presídio Central em Porto Alegre é o maior do Estado
Crédito: Pedro Revillion / CP Memória 
 

Nesta segunda-feira entra em operação o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen) nas 97 casas prisionais do Rio Grande do Sul. O objetivo é centralizar as informações dos detentos e dos visitantes por meio da identificação biométrica. Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), cerca de 70% dos presídios já contam com coletores de impressão digital e a expectativa é de que até outubro todas as unidades disponibilizem o sistema.

O responsável pela implantação do InfoPen no Estado, Anderson Prochnow, fala que o objetivo é aumentar o controle e evitar o ingresso com nomes falsos. Todas as penitenciárias terão acesso aos dados que serão atualizados continuamente, assim como a polícia e a Justiça. As informações do sistema poderão ser utilizadas pelos órgãos de segurança via sistema de consultas integradas, onde constam foto e ficha criminal dos detentos.

O investimento total para a implantação do sistema chega a R$ 3 milhões, incluindo repasse do governo federal e contrapartida do Executivo gaúcho. A verba foi utilizada para compra de equipamentos, computadores, impressoras, coletores digitais e webcams.

O InfoPen é um software de coleta de dados do sistema penitenciário para integração dos órgãos de administração de presídios de todo o Brasil, possibilitando a criação dos bancos de dados federal e estaduais sobre os estabelecimentos penais e as populações carcerárias.


Fonte: Camila Kila / Rádio Guaíba

Nenhum comentário: