quarta-feira, 7 de março de 2012

FUGA PASC - POLÍCIA INDICIA 10 AGENTES PENITENCIÁRIOS

FUGA DA PASC. Polícia vai indiciar 10 agentes penitenciários. Para delegada, servidores não tiveram intenção de facilitar saída de preso - ZERO HORA 07/03/2012

Ao concluir o inquérito que investigou a terceira fuga na história da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), a Polícia Civil deve indiciar hoje pelo menos 10 agentes penitenciários. A delegada Luciane Bertoletti também apontará outras quatro pessoas que teriam ajudado o apenado Michel Bonotto, 31 anos, a escapar da prisão no dia 12 de fevereiro.

Ao se passar, com o uso de uma peruca, pelo irmão Richely Bonotto, 29 anos – em um domingo de visita dos familiares –, o condenado conseguiu sair pela porta da frente da cadeia que abriga os presos mais perigosos do Estado.

Para Luciane Bertoletti, titular da delegacia da Polícia Civil de São Jerônimo e que responde temporariamente pela DP de Charqueadas, os agentes penitenciários devem responder por facilitação não intencional de fuga, considerado um crime de menor potencial ofensivo. O número exato de funcionários ainda não havia sido definido na noite de ontem, e os nomes não foram divulgados pela delegada, que deve entregar o relatório completo à Justiça na tarde de hoje. Serão pelo menos 10 agentes, porque os irmãos passaram por cinco postos no caminho entre a entrada da penitenciária e a cela – cada posto tem dois agentes.

– Não indiciei o diretor e nem o supervisor da segurança porque não existe no Brasil a responsabilidade objetiva, eles não contribuíram no dia para aquela situação. Só indicio aqueles que efetivamente tinham de ter verificado a identidade de um e de outro e não verificaram, diretamente foram eles os negligentes – afirma Luciane.

Segundo a delegada, o indiciamento feito por ela não vai gerar consequências administrativas, como afastamento, para os agentes. Isso só ocorreria com a condenação, ou pelo processo administrativo que eles devem responder internamente.

As companheiras de Michel e Richely e a mãe deles devem ser indiciadas por facilitação da fuga e formação de quadrilha, com penas previstas de até sete anos. A prisão preventiva delas não foi solicitada, pois teriam contribuído com a investigação, comparecendo para depor e não se afastando das residências.

Ex-diretor da Pasc deve ser realocado em outro presídio

O rol dos indiciados pelo inquérito que será entregue hoje à Justiça ainda inclui os irmãos. Richely responderá por falsidade ideológica, formação de quadrilha e facilitação de fuga. Já Michel acrescenta na ficha os crimes de falsa identidade e formação de quadrilha.

A assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) afirmou ontem que ainda não tinha o conhecimento do inquérito. O ex-diretor da Pasc, Renato Gomes de Oliveira, e o ex-chefe da Segurança, Juliano Vargas, continuam afastados e devem ser realocados em outras penitenciárias, já que os cargos que ocupavam foram preenchidos.

Nenhum comentário: