sábado, 24 de março de 2012

APENADOS SAÍAM À NOITE PARA ROUBAR


PRISÃO FRÁGIL. Apenados saíam à noite para roubar. Brigada Militar flagrou na rua grupo que deveria estar recolhido à colônia penal em Charqueadas - ZERO HORA 24/03/2012

Quatro apenados do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola General Daltro Filho, em Charqueadas, suspeitos de integrar uma quadrilha que saía do presídio para cometer assaltos, foram presos ontem à noite após uma troca de tiros com a polícia.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) abrirá uma sindicância para apurar como eles conseguiam sair da prisão no horário em que deveriam estar em reclusão. Com pistas de que o grupo deixava a colônia à noite para cometer roubos, a Brigada Militar começou a investigar a ação da quadrilha. Em uma operação realizada ontem, os policiais prenderem parte dela.

Segundo o major Luciano Bernardino Batista dos Santos, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Charqueadas, os furtos e assaltos ocorriam na região, em locais como lojas e fazendas.

Os presos foram surpreendidos por policiais que aguardavam camuflados a passagem do grupo, que andava a pé, por uma área de Charqueadas quase no limite com São Jerônimo. Os bandidos teriam feito o mesmo caminho outras vezes até encontrar o resto da quadrilha, que os esperava em carros. Antes que eles chegassem ao destino, os PMs interceptaram o grupo e houve troca de tiros. Um bandido ficou ferido e foi levado ao hospital. Com eles, foram apreendidos dois revólveres, uma pistola, munições e crack. Todos devem voltar para o regime fechado.

A assessoria de imprensa da Susepe admitiu que os presos não poderiam sair da Colônia Penal Agrícola à noite e que será preciso investigar como eles escapavam. Na unidade, normalmente os apenados trabalham na própria colônia e, no final da tarde, retornam ao albergue, quando é feita a contagem dos presos.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Será que Congressistas e Magistrados não sabem disto? Toda a sociedade brasileira sabe que está sendo vítima de assaltos, roubos e execuções praticado por bandidos que são contidos pelas forças policiais, presos pelo judiciário e depositados em regimes penais permissivos, abertos e inseguros. E todo mundo tolera esta situação e não exige o debate desta questão e a apresentação dos vários projetos de leis que estão mofando nos arquivos no Congresso. E, pior, pois nem as forças policiais e o MP, cujos esforços estão sendo desmoralizados, e nem o Poder Judiciário que está sendo desacreditado, reagem contra estas leis que atuam contra a ordem pública, contra a vida e contra o patrimônio de todo brasileiro, seja autoridade ou não.

Nenhum comentário: