sexta-feira, 23 de março de 2012

CORPO EM CELA

Mulher morre em visita a preso - ZERO HORA 23/03/2012

Companheira de um preso da Penitenciária Modulada de Montenegro, no Vale do Caí, uma jovem morreu durante visita que fazia a ele, na tarde da última quarta-feira. A polícia investiga a possibilidade de que Carina Teixeira Lopes, 22 anos, tenha morrido envenenada.

Opreso, Daniel Pereira Lopes, também de 22 anos, foi levado ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas e, segundo o delegado Marcelo Pereira, está em recuperação:

– Existe a possibilidade de envenenamento, mas quem vai confirmá-la ou não é, primeiro, o depoimento dele. Depois, vamos esperar o laudo do Departamento Médico Legal (DML) para sabermos a causa da morte dela. O laudo sai, se tudo der certo, dentro de 20 ou 30 dias.

Indagado sobre quem poderia ter eventualmente colocado o veneno, o delegado diz que tudo começa a ser investigado agora, com o inquérito instaurado:

– Primeiro, precisamos saber se foi veneno. Instauramos inquérito para ver todas essas circunstâncias. Neste momento, temos só perguntas. Nenhuma resposta.

Carina foi encontrada morta na cela do companheiro. Lopes recebeu alta no final da tarde de ontem e retornou para a penitenciária, onde se recupera. O delegado adianta que não havia sinais de violência no corpo de Carina nem em Lopes.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É consequência de um sistema prisional falido, permissivo, sem controle e sem disciplina. Onde já se viu deixar que uma mulher fique na cela masculina? As visitações deveriam ser em salões adequados e as visitas íntimas colocadas em quartos especiais separados das galerias prisionais. Todo presídio já seria construído com estas salas. Mas como no Brasil, as políticas de segurança são amadoras...

Nenhum comentário: