quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PRESOS DO SEMIABERTO FEREM AGENTE E ABREM AS CELAS PARA FUGA

BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Deap vai investigar fuga de 13 detentos. Agente penitenciário foi rendido e ferido, ontem, por presos do semiaberto - PATRÍCIA AUTH | BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 09/11/2011

O Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap) anunciou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e as responsabilidades da fuga de 13 detentos do Presídio Regional de Balneário Camboriú. Ontem, o diretor do Deap, Leandro Antônio Soares Lima, esteve no município e garantiu que medidas serão tomadas na unidade prisional.

Neste ano, pelo menos duas fugas e duas tentativas foram contabilizadas no local.

– Ainda não elaboramos uma estratégia, até porque o foco, por enquanto, é a recaptura destes foragidos. Mas tomaremos medidas preventivas, punitivas e investigativas – disse Soares Lima.

Por volta das 7h15min de ontem, cerca de 20 detentos do semiaberto, que possuem o benefício do trabalho externo – trabalham durante o dia e voltam ao presídio à noite –, estavam sendo retirados das celas quando um agente penitenciário foi rendido.

Norberto Puff levou vários socos e chutes, além de ter a mão ferida por um pedaço de ferro. Ele precisou ser hospitalizado, mas passa bem. Depois de agredirem Puff, outros dois agentes também foram rendidos, entre eles, uma mulher. Os detentos os obrigaram a abrir as celas e fugiram.

Dos 13 presos que conseguiram escapar, seis usaram um veículo roubado na fuga. O Gol, que estava estacionado perto do presídio, foi tomado de uma mulher. Duas horas depois, o carro foi localizado no Bairro Monte Alegre, em Camboriú, onde teria sido abandonado pelos fugitivos.

Minutos depois da fuga, um dos presos foi recapturado. Fabiano Machado estava em uma rua perto do presídio, tentando contratar um mototaxista. Ele foi preso pela Polícia Militar (PM) e levado de volta.

Durante todo o dia, a PM de Balneário Camboriú, apoiada pelas guarnições de Camboriú e Itajaí, fez rondas em busca dos detentos foragidos. De manhã, com a ajuda do helicóptero Águia, o ponto principal da procura foi o Morro do Cristo Luz, localizado ao lado do presídio. No Bairro Monte Alegre, em Camboriú, as buscam também ganharam reforço. Até o fechamento desta edição, mais nenhum foragido havia sido preso.

Nenhum comentário: