terça-feira, 1 de novembro de 2011

COMPLEXOS: SEPARAÇÃO NÃO ACALMA PREFEITOS

COMPLEXO PRISIONAL. Separação não acalma prefeitos - ROBERTA KREMER, DIÁRIO CATARINENSE, 01/11/2011

Nem mesmo a promessa de separar o presídio (onde os presos esperam julgamento) da penitenciária (os que cumprem pena) em regiões diferentes faz prefeitos da Grande Florianópolis e Serra aceitarem com facilidade a construção das cadeias. Os que desafiam a opinião pública exigem contrapartida financeira.

Ainda na Ásia, o governador Raimundo Colombo afirmou que entre os terrenos mais interessantes está um localizado entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, entre a Grande Florianópolis e Serra Catarinense. Ontem, o governador voltou a falar do assunto. Ele garantiu que Florianópolis não vai receber nenhuma unidade.

– Escolhido o terreno, vamos lançar os editais imediatamente e espero que a construção comece este ano.

As obras também não devem demorar para começar, segundo ele. A estrutura deve ser parecida com a implantada em Itajaí.

Mas, até ontem, não havia nenhum esboço do presídio e penitenciária descentralizada na Secretaria de Justiça e Cidadania. O que existe é apenas um anteprojeto conceitual do complexo conjunto, elaborado no última ano, quando o governo anterior anunciou a previsão de construí-lo todo em Palhoça.

A menção de Alfredo Wagner e Bom Retiro não agradou aos prefeitos dos dois municípios. O líder do Executivo de Alfredo Wagner, Nivaldo Wessler (DEM), disse que nenhum diretor do governo do Estado o procurou para discutir o assunto.

– Soube da notícia por meio do jornal. Vou falar com governador para não ser aqui – antecipa Wessler.

O prefeito de Bom Retiro, José Antônio de Melo (PP), informou que ouviu rumores de que sua cidade poderia ser escolhida. Ele também marcou uma audiência com o governo estadual para tratar do assunto. O encontro deve ocorrer hoje. Para Melo, que é contra a ideia, os moradores da cidade não aprovam a instalação.

Terrenos em outros municípios também foram avaliados. Eles ficam em outras quatro cidades. Três delas aceitariam negociar.

As opções

Não querem e vão debater com Colombo - Alfredo Wagner, Palhoça (Grande Florianópolis) e Bom Retiro (Serra).

Aceitam, se houver contrapartida - Imaruí (Sul), São José do Cerrito e Capão Alto (Serra).

Nenhum comentário: